Putin anuncia cessar-fogo temporário na Ucrânia durante Páscoa

A Ucrânia não se manifestou até agora sobre o anúncio russo.

Author
Publicado em 19/04/2025 às 11:27h - Atualizado Agora Publicado em 19/04/2025 às 11:27h Atualizado Agora por Elanny Vlaxio
Rússia espera que Ucrânia respeite a trégua (Imagem: Shutterstock)

🗣️ Neste sábado (19), o presidente russo Vladimir Putin anunciou um cessar-fogo temporário na Ucrânia durante o feriado da Páscoa. Segundo informações do governo da Rússia, o cessar-fogo terá início às 18h deste sábado e terminará à meia-noite de segunda-feira (21). A Ucrânia não se manifestou até agora sobre o anúncio russo.

“Com base em considerações humanitárias… o lado russo anuncia uma trégua de Páscoa. Ordeno a suspensão de todas as atividades militares durante este período”, disse Putin ao seu chefe militar, Valery Gerasimov, segundo a "Reuters". 

Segundo o governo russo, há a expectativa de que a Ucrânia também respeite a trégua, e que o comportamento de Kiev nesse intervalo mostrará seu comprometimento com “uma solução pacífica para a guerra”. 

Leia também: Trump estuda demissão do presidente do Federal Reserve, diz assessor

💬 “Presumimos que a Ucrânia seguirá nosso exemplo. Ao mesmo tempo, nossas tropas devem estar preparadas para repelir possíveis violações da trégua e provocações do inimigo, bem como quaisquer ações agressivas”, acrescentou Putin.

E ainda acrescentou: "Sabemos que o regime de Kiev, como vocês me relataram, violou mais de 100 vezes os acordos de não atacar a infraestrutura energética. Por isso, peço que mantenham extrema vigilância e estejam preparados para responder de forma imediata e decisiva."