Projeto aprovado no Congresso eleva salário mínimo em 2025; veja novo valor

Novo saldo pode ter acréscimo de 6,5% a partir de janeiro

Author
Publicado em 20/12/2024 às 09:13h - Atualizado 1 minuto atrás Publicado em 20/12/2024 às 09:13h Atualizado 1 minuto atrás por Wesley Santana
Carteira de trabalho é o documento do trabalhador brasileiro (Imagem: Shutterstock)

A Câmara dos Deputados aprovou a Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2025 na última quarta-feira (18). Entre outros pontos, os parlamentares votaram pelo novo salário mínimo de 2025.

🤑 Segundo projeto acordado, o novo piso salarial do país pode ser de R$ 1.502 no próximo ano. Se confirmado esse número, o saldo deve subir cerca de 6,5% já a partir de janeiro.

O cálculo do salário mínimo considerou a média do INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), que foi de 3,35% nos últimos doze meses, além de um acrescimento real de 2,9%. Este último resultado se refere à variação do PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil em 2023.

Anteriormente, havia sido ventilada a possibilidade de um aumento de quase 8%, para R$ 1.521, mas foi decidido seguir por um outro caminho. Isso porque o salário mínimo serve de base para diversos gastos do governo, então um aumento ainda maior impactaria as contas públicas em um momento de ajuste fiscal.

O parecer do novo salário mínimo compôs o relatório do senador Confúcio Moura (MDB-RO), relator da LDO no Congresso. O projeto agora segue para sanção do presidente Lula, que pode vetar trechos ou publicá-lo completamente.

💰 Leia mais: CDBs já pagam taxas de até 17,50% ao ano na renda fixa; veja retorno

Beneficiários do INSS

Os aposentados e pensionistas serão um dos principais beneficiados com a mudança do salário mínimo, tendo seus saldos reajustados de acordo com a decisão. Apesar disso, o novo valor só será depositado nas contas com reajuste a partir de fevereiro.

Para consultar qual será o novo vencimento, os beneficiários devem acessar a página do Meu INSS depois do anúncio do governo. O serviço também pode ser feito por meio do telefone 135 informando o CPF e outros dados cadastrais.