Powell: Fed ‘não tem pressa’ de mudar política monetária nos EUA

Powell reiterou a posição adotada após a reunião de janeiro do Fed.

Author
Publicado em 12/02/2025 às 07:34h - Atualizado 2 meses atrás Publicado em 12/02/2025 às 07:34h Atualizado 2 meses atrás por Elanny Vlaxio
A declaração foi feita na última terça-feira (12) (Imagem: Shutterstock)

O presidente do Fed (Federal Reserve), Jerome Powell, declarou na última terça-feira (11) que o banco central não tem pressa em ajustar sua política de redução de juros, mencionando que o crescimento econômico permanece sólido e o mercado de trabalho se encontra em uma situação relativamente forte.

🗣️ Sem ceder à pressão do presidente Donald Trump (Partido Republicano) e com indicadores econômicos estáveis, incluindo um pequeno aumento da inflação, os diretores do Fed optaram, no final de janeiro, por manter a taxa de juros entre 4,25% e 4,50%, valor ainda superior à meta de longo prazo de 2%.

“Com a economia se mantendo forte, não precisamos ter pressa de ajustar nossa política” monetária, disse Powell em audiência no Congresso. “Sabemos que flexibilizar a política muito rapidamente, ou em demasia, pode prejudicar o progresso da inflação. Ao mesmo tempo, flexibilizar a política muito lentamente, ou muito pouco, poderia enfraquecer indevidamente a atividade econômica e o emprego.”

Leia também: Apple (AAPL34) fecha parceria com Alibaba, veja motivo

E acrescentou: “Não precisamos ter pressa para ajustar nossa postura de política monetária. Sabemos que reduzir a restrição da política monetária muito rápido ou de forma muito intensa pode prejudicar o progresso na inflação”.

💬 Powell reiterou a posição adotada após a reunião de janeiro do Fed, quando a taxa de juros foi mantida e foi sinalizado que qualquer corte futuro dependeria da queda da inflação e da continuidade da saúde do mercado de trabalho. Em suas primeiras declarações, Powell fez apenas uma referência indireta aos “riscos e incertezas” que a economia enfrenta com o novo governo Trump.

“Estamos atentos aos riscos para ambos os lados do nosso mandato duplo”, disse Powell em referência às metas de inflação estável e pleno emprego. “A política monetária está bem posicionada para lidar com os riscos e incertezas que enfrentamos.”