Por gripe aviária, mais de 60 países já suspenderam compra de frango brasileiro

Butantan desenvolve vacina contra influenza H5N8

Author
Publicado em 21/05/2025 às 11:46h - Atualizado 1 minuto atrás Publicado em 21/05/2025 às 11:46h Atualizado 1 minuto atrás por Wesley Santana
Gripe aviária foi identificado no sul do país (Imagem: Shutterstock)

Nas últimas semanas, o agronegócio brasileiro tem convivido com um público que pode afetar os resultados do setor. Um foco de gripe aviária foi descoberto no sul do país, o que tem feito empresas e países adotarem precauções em relação aos produtos locais.

🌍 Segundo o Ministério da Agricultura e Pecuária, ao menos 63 países já suspenderam a compra de frangos e de subprodutos, como ovos. A conta inclui 19 países e dois blocos econômicos inteiros, caso da União Europeia e União Euroasiática.

A pasta diz que há países que fecharam as negociações apenas para o estado do Rio Grande do Sul e outros para a cidade de Montenegro, onde foi registrado o primeiro caso. As decisões devem demorar ao menos 28 dias, já que este é o tempo que demora para o ciclo do vírus terminar.

✈ Leia mais: Saiba como o governo pretende salvar a Azul e a Gol com um pacote de R$ 7 bi

A descoberta da gripe aviária é um duro golpe à economia brasileira, que, nos últimos anos, se tornou o maior exportador de carne de frango do mundo. No ano passado, foram enviados ao exterior 5,294 milhões de toneladas de frango e seus subprodutos.

"O Mapa permanece em articulação com as autoridades sanitárias dos países importadores, prestando, de forma ágil e transparente, todas as informações técnicas necessárias sobre o caso. As ações adotadas visam garantir a segurança sanitária e a retomada segura das exportações o mais breve possível", diz a nota divulgada pelo Mapa.

Quem suspendeu as exportações de frango do Brasil?

A lista divulgada pelo Mapa está dividida em três categorias, conforme detalhamento a seguir:

Suspensão total: União Europeia, União Euroasiática, China, México, Iraque, Coreia do Sul, Chile, África do Sul, Peru, Canadá, República Dominicana, Uruguai, Malásia, Argentina, Timor-Leste, Marrocos, Bolívia, Sri Lanka, Paquistão, Filipinas e Jordânia.

Suspensão parcial, apenas para produção do Rio Grande do Sul: Reino Unido, Bahrein, Cuba, Macedônia, Montenegro, Cazaquistão, Bósnia, Herzegovina, Tajiquistão e Ucrânia.

Suspensão parcial, apenas para a cidade de Montenegro (RS): Japão e Arábia Saudita.

Butantan aguarda aval para vacina

💉 O Instituto Butantan enviou, em agosto de 2024, um pedido à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para iniciar estudos clínicos para o desenvolvimento de uma vacina contra a gripe aviária para humanos. A solicitação está baseada no vírus influenza tipo H5N8, que tem alta patogenicidade e pode causar problemas respiratórios e até mortes em pessoas.

Segundo o Instituto, que detalhou à Folha de São Paulo, o estudo clínico prevê a participação de 700 voluntários humanos, com o objetivo de avaliar a segurança e eficácia do imunizante. Os participantes devem receber duas doses ou placebo (líquido sem nada) em um intervalo de 21 dias.

A Anvisa diz que realizou dois pedidos de exigências que seriam informações adicionais necessárias para dar andamento à análise. Os pedidos foram entregues pelo Butantã, mas ainda não têm data para a confirmação ser dada pelo órgão sanitário.

"A documentação encontra-se em análise avançada. Até o momento, o processo levou 228 dias na Anvisa e 56 dias em exigência. A Anvisa tem reunido todos os esforços possíveis para dar prioridade às análises de caráter estratégico para o país", diz nota da agência.