Por calamidade no Sul, governo federal decide adiar Enem dos Concursos

Nova data ainda não foi definida

Author
Publicado em 03/05/2024 às 14:35h - Atualizado 3 meses atrás Publicado em 03/05/2024 às 14:35h Atualizado 3 meses atrás por Wesley Santana
Foto: Shutterstock

📓 O governo federal decidiu adiar as provas do Concurso Público Nacional Unificado, conhecido como Enem dos Concursos. A decisão se deu em razão das chuvas que atingem o estado do Rio Grande do Sul e a situação de calamidade.

O exame estava agendado para o próximo domingo (5) e a nova data ainda não foi divulgada pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. Na quinta, havia confirmado a realização do exame, mas voltou atrás depois que se intensificou a catástrofe no sul do país.

Segundo balanço divulgado pelo Rio Grande do Sul, 235 municípios já foram afetados pelas chuvas e o número de mortes no estado já chega a 37. A Defesa Civil também contabiliza 74 pessoas feridas e outras 74 desaparecidas.

💦 Leia também: Barragem colapsa no RS e prefeito pede que população evacue

O estado segue em alerta de atenção, sobretudo depois do rompimento parcial em uma barragem na Serra Gaúcha. Outras quatro barragens estão sendo monitoradas com estado de emergência.

O concurso nacional foi criado para selecionar candidatos para mais de 80 cargos na administração pública na esfera federal. Estão em disputa 6.640 vagas de níveis médio, técnico e superior, com salários que chegam a R$ 22,9 mil.

Mais de 2,1 milhões de brasileiros se inscreveram para o exame, que será dividido em oito blocos temáticos. 5% das vagas foram destinadas para PCDs (pessoas com deficiência), 20% para negros e, no caso das oportunidades na Funai, 30% para pessoas indígenas.