Políticos em todo o mundo lamentam morte do Papa Francisco; veja reações

Presidente Lula decretou luto oficial de sete dias

Author
Publicado em 21/04/2025 às 12:34h - Atualizado 8 minutos atrás Publicado em 21/04/2025 às 12:34h Atualizado 8 minutos atrás por Wesley Santana
Papa e Lula já se encontraram (Imagem: Reprodução/Vaticano)

O Papa Francisco morreu na manhã desta segunda-feira (21), aos 88 anos, conforme informou o Vaticano. A causa da morte não foi divulgada, mas a imprensa italiana fala em derrame cerebral.

⛪ Jorge Mario Bergoglio foi o 266º padre a assumir o cargo mais alto da igreja, cadeira à qual foi submetido em 2013, sucedendo Bento XVI. Uma de suas principais marcas na história foi o diálogo inter-religioso, que promovia uma o contato com as demais crenças que existem na sociedade.

Por isso, no mundo, diversos políticos e personalidades importantes prestaram suas condolências e ressaltaram a história deste que foi o primeiro Santo Padre nascido na América Latina. No Brasil, o presidente Lula decretou luto oficial de sete dias para todo o território nacional.

“A humanidade perde hoje uma voz de respeito e acolhimento ao próximo”, escreveu o presidente. “Com sua simplicidade, coragem e empatia, Francisco trouxe ao Vaticano o tema das mudanças climáticas, criticou vigorosamente modelos econômicos excludentes e sempre se colocou ao lado dos mais pobres”, continuou.

😔 Leia mais: Papa Francisco morre aos 88 anos

Nos Estados Unidos, o presidente Donald Trump também se pronunciou sobre a perda: “Descanse em paz, papa Francisco! Que Deus o abençoe e aos que o amavam”, escreveu nas redes sociais.

O presidente argentino -e compatriota- Javier Milei também lamentou a morte de Francisco, que construiu parte da sua história no país onde nasceu. “Apesar de diferenças que hoje parecem menores, ter podido conhecê-lo em sua bondade e sabedoria foi uma verdadeira honra para mim. Como Presidente, como argentino e, fundamentalmente, como um homem de fé, despeço-me do Santo Padre e me solidarizo com todos que hoje recebem essa triste notícia”, disse Milei.

Já a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, destacou a inspiração que Jorge foi para todos os fiéis e também aqueles que não professam a mesma fé. Ele inspirou milhões, muito além da Igreja Católica, com sua humildade e amor tão puro pelos menos favorecidos. Meus pensamentos estão com todos que sentem essa perda profunda. Que encontrem consolo na ideia de que o Papa Francisco”, disse.