Plano de contingência sai até quarta-feira (13), diz Rui Costa

Ele ressaltou ainda que o Congresso Nacional aprovou uma lei que autoriza medidas de reciprocidade contra os EUA.

Author
Publicado em 12/08/2025 às 11:31h - Atualizado 5 minutos atrás Publicado em 12/08/2025 às 11:31h Atualizado 5 minutos atrás por Elanny Vlaxio
O Brasil também foi ameaçado pelos EUA por negociar com a Rússia (Imagem: Agência Brasil)

🗣️ Nesta terça-feira (12), o ministro da Casa Civil, Rui Costa, afirmou que o plano de contingência em resposta às tarifas de 50% impostas pelos EUA (Estados Unidos) a produtos brasileiros será apresentado até quarta-feira (13).

De acordo com o ministro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) terá, ainda nesta manhã, uma reunião com os ministros da Fazenda, do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, e de outras áreas para definir as medidas a serem tomadas.

“A ideia geral é apoiar, estimulando que essas empresas possam redirecionar seus produtos para outros países. Fiz reuniões com embaixadores da China e da Índia para identificar oportunidades de exportação”, disse o ministro em entrevista à rádio Alvorada FM, de Guanambi (BA).

Leia também: EUA estendem pausa nas taxas para a China por mais 90 dias

💬 O ministro criticou a decisão de Trump de elevar as tarifas de importação para até 100% em determinados casos. Ele ressaltou ainda que o Congresso Nacional aprovou uma lei que autoriza medidas de reciprocidade contra os EUA. “Quem deveria taxar os EUA era o Brasil. O presidente Lula está disposto a negociar, mas se taxaram lá, podemos também impor custos adicionais às empresas americanas”, declarou.

Em relação às tarifas de 100%, o Brasil também foi ameaçado pelos EUA por negociar com a Rússia. Lindsey Graham, senador norte-americano, ameaçou impor tarifas extras de até 100% sobre países que seguirem comprando petróleo da Rússia.

💭 “China, Índia e Brasil. Esses três países compram 80% do petróleo russo barato e é assim que a máquina de guerra de Putin continua funcionando”, disse. “Se isso continuar, vamos impor 100% de tarifa para esses países. Punindo-os por ajudar a Rússia”, afirmou.