Clientes do
Itaú (ITUB4) enfrentam dificuldades para usar o Pix nesta quinta-feira (19).
📱 Nas redes sociais, há queixas de pessoas que não conseguiram acessar a ferramenta e também de clientes que chegaram a fazer uma transferência via Pix, mas não viram o dinheiro chegar na conta indicada.
O Itaú respondeu algumas dessas reclamações, dizendo que estava ciente da falha no Pix e que estava trabalhando para resolver o problema o quanto antes. O banco, no entanto, não deu um prazo para que o serviço seja normalizado.
"Não temos prazo para a normalização, mas, estamos trabalhando tempestivamente para que haja a regularização o quanto antes", disse o Itaú, nas redes sociais.
De acordo com o site DownDetector, que monitora instabilidades em serviços online, as queixas começaram por volta das 9h, atingiram um pico às 10h e continuavam pouco antes das 14h, mesmo que em menor intensidade.
Itaú tem mais de 100 milhões de clientes
🏦 O sistema de pagamentos instantâneos Pix é o meio de pagamento mais utilizado pelos brasileiros, à frente até do dinheiro em espécie e do cartão de crédito.
Segundo o BC (Banco Central), mais de 170 milhões de pessoas já usaram o Pix. Ou seja, cerca de 80% da população brasileira. A ferramenta já registra mais de 7 bilhões de transações e movimenta mais de R$ 3 trilhões por mês.
Vale lembrar ainda que o Itaú tem mais de 100 milhões de clientes, posicionando-se como o
quarto maior banco do país em número de usuários. A instabilidade no sistema do banco, portanto, tem o potencial de afetar milhões de pessoas Brasil afora.
Em nota oficial, o Itaú disse que uma "instabilidade pontual" impactou "uma parcela de clientes para transações via Pix". Além disso, pediu desculpas pelo inconveniente e reforçou que está atuando para normalizar a situação o mais rápido possível.