PIB dos EUA avança 3% no segundo trimestre de 2025

O principal dado do indicador foi fortemente influenciado pelo comércio.

Author
Publicado em 30/07/2025 às 12:51h - Atualizado 20 horas atrás Publicado em 30/07/2025 às 12:51h Atualizado 20 horas atrás por Elanny Vlaxio
De janeiro a março, a economia havia caído 0,5% (Imagem: Shutterstock)

⚠️ O Departamento de Comércio informou nesta quarta-feira (30) que o PIB (Produto Interno Bruto) dos EUA (Estados Unidos) avançou a uma taxa anualizada de 3% no segundo trimestre de 2025.

De janeiro a março, a economia havia caído 0,5%, marcando a primeira retração do PIB em três anos. O principal dado do indicador foi fortemente influenciado pelo comércio, repetindo o padrão observado no primeiro trimestre.

"É efeito da vigência das primeiras tarifas comerciais aplicadas, assim como uma antecipação dessas importações puxou o número para baixo no primeiro trimestre. O mercado se mantinha estável após a leitura melhor que o esperado, na expectativa pela definição da taxa de juros pelo Fed", avaliou Paula Zogbi, estrategista-chefe da Nomad.

Leia também: EUA oferecem recompensa por informações que levem a Maduro

📊 Na mesma linha, Sara Paixão, Analista de Macroeconomia da InvestSmart XP, acredita que o indicador reforçou a resiliência da economia americana.

"Esse indicador reforça a resiliência da economia americana, mas também traz indícios dos efeitos da Guerra Tarifária para a economia dos EUA, principalmente considerando as mudanças extremas no padrão das importações de um trimestre para o outro. Com isso, o Fed deve manter um tom cauteloso", explicou.

Veja também os dados de emprego nos EUA

👩‍💼 O setor privado dos Estados Unidos gerou 104.000 vagas de trabalho em julho, número acima do esperado, conforme mostrou nesta quarta-feira (30) o Relatório Nacional de Emprego da ADP (Automatic Data Processing). Em junho, houve uma queda revisada de 23.000 postos.