PIB e IBC-Br marcam a semana, veja agenda completa
Também será divulgado o IBC-Br de setembro.
O desempenho da economia brasileira em 2023 será conhecido na próxima sexta-feira (1º), com a divulgação do PIB (Produto Interno Bruto) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). A expectativa é de que o PIB cresça de 2,9% a 3% no ano, um desempenho similar ao de 2022.
💲 Considerado uma prévia do PIB, o Índice de Atividade Econômica (IBC-Br) subiu 2,45% no acumulado em 2023. O mercado, no entanto, prevê uma alta de 2,9% do PIB e o governo (tanto o Ministério da Economia, quanto o Banco Central) aposta em um avanço de 3% da economia brasileira em 2023.
Leia também: Vale (VALE3) perde posto de 2ª maior empresa da B3 para o Itaú (ITUB4)
Se as projeções se confirmarem, a economia brasileira terá crescido algo semelhante a 2022 (3%). É um resultado inferior ao pico de 4,8% registrado na saída da pandemia de covid-19, mas que supera a média de crescimento dos anos anteriores à pandemia.
Veja o crescimento do PIB do Brasil nos últimos anos:
A expectativa de crescimento de 2,9% ou 3% em 2023 considera uma estabilidade do PIB no quarto trimestre de 2023, na comparação com o trimestre anterior. A percepção é de que a atividade econômica desacelerou nos últimos meses do ano. Veja o crescimento do PIB do Brasil por trimestre em 2023:
Para 2024, também é prevista uma desaceleração da economia brasileira. O mercado projeta uma alta de 1,68% do PIB neste ano, segundo o último Boletim Focus. O Banco Central prevê um crescimento de 1,7% e o Ministério da Economia aposta em um avanço de 2,2%.
🗓️ Além do PIB, o IBGE divulga na terça-feira (27) a prévia da inflação de fevereiro, o IPCA-15 (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15). No dia seguinte, o instituto publica dados de desemprego relativos a janeiro, por meio da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Mensal).
O Boletim Focus, que traz as projeções do mercado para os principais indicadores econômicos do país, será publicado com atraso novamente por causa da operação padrão dos servidores do Banco Central. O relatório, que normalmente é divulgado nas segundas-feiras, sairá na terça-feira (27) às 8h30.