Organização japonesa contra armas nucleares leva Nobel da Paz 2024

Membros pedem que países não usem mais bombas atômicas

Author
Publicado em 11/10/2024 às 10:47h - Atualizado 1 mês atrás Publicado em 11/10/2024 às 10:47h Atualizado 1 mês atrás por Wesley Santana
Medalha vem estampada com a foto do sueco Alfred Nobel, criador do prêmio (Imagem: Shutterstock)

🏆 A organização japonesa Nihon Hidankyon foi a vencedora do Prêmio Nobel da Paz 2024 pela atuação na luta contra armas nucleares. O movimento saiu vitorioso entre candidatos de uma lista de quase 300 nomes de vários países do mundo. 

A cerimônia foi realizada na manhã desta sexta-feira (11), em Oslo, na Noruega, onde está sediado o Comitê do Nobel. A presidência destacou que a associação faz um trabalho importante na coleta de depoimentos de sobrevivendo dos bombardeios de Hiroshima e Nagasaki, no Japão, para lutar contra a proliferação de armas atômicas. 

“[A premiação vai para o Nihon Hidankyo] por seus esforços em favor de um mundo sem armas nucleares e por ter demonstrado, através de testemunhos, que as armas nucleares nunca mais deveriam ser utilizadas”, afirmou o presidente do Comitê Norueguês do Nobel, Jørgen Watne Frydnes.

🎾 Leia mais: Qual é a fortuna do tenista Rafael Nadal?

A fundação Nihon Hidankyo foi criada em 1956, logo depois dos ataques dos Estados Unidos ao território japonês, durante a Segunda Guerra Mundial, que vitimou mais 35 mil pessoas de forma instantânea. Cientistas dizem que os impactos da bomba atômica duraram por muitos anos no território japonês em razão da radiação, o que matou ainda mais gente. 

“Nunca sonhei que isso pudesse acontecer”, disse Tomoyuki Mimaki, copresidente da Nihon Hidankyo, que é um sobrevivente de Nagazaki. “Por favor, decidam abolir as armas nucleares enquanto estamos vivos. Esse é o desejo de 114 mil hibakusha”, pontuou. 

A escolha da luta antiarmas nucleares para o Prêmio Nobel acontece no momento em que o mundo vê uma escalada nos conflitos globais, com países ameaçando usar bombas atômicas contra seus adversários. Desde 2017, esse tipo de munição é proibido por força de um acordo firmado entre dezenas de países junto a Assembleia Geral das Nações Unidas.

Lista em sigilo

🔇 Ao todo, o Prêmio Nobel da Paz teve 286 nomes indicados para concorrer em 2024. Já se sabe que a lista incluía figuras importantes, como o do Papa Francisco, mas a íntegra deve ficar sob sigilo durante os próximos 50 anos, conforme regra da seleção.

O vencedor recebe uma medalha de ouro, um diploma e o equivalente a US$ 1,1 milhão em dinheiro. A primeira cerimônia do Nobel da Paz foi criada em 1901 e, desde então, celebra anualmente personalidades que contribuíram de alguma forma para a sociedade no ano anterior.

Entre os principais vencedores do prêmio na história estão: Nelson Mandela (África do Sul), Malala Yousafzai (Irã) e Barack Obama (Estados Unidos). A última edição deu a medalha à defensora iraniana dos direitos das mulheres Narges Mahammadi.