No Japão, BoJ mantém taxa básica de juros em 0,25%

O governador do Banco sinalizou que a autoridade monetária manterá seu curso de ajuste gradual.

Author
Publicado em 20/09/2024 às 10:33h - Atualizado 2 minutos atrás Publicado em 20/09/2024 às 10:33h Atualizado 2 minutos atrás por Elanny Vlaxio
A decisão visa avaliar os impactos das recentes elevações das taxas (Imagem: Shutterstock)

O BoJ (Banco Central do Japão) decidiu manter a taxa de juros básica inalterada em 0,25% ao ano. Essa decisão, anunciada nesta sexta-feira, 20, visa avaliar os impactos das recentes elevações das taxas, ocorridas em março e julho, sobre a economia e os mercados financeiros do país.

🗣️ Na sequência do aumento das taxas em julho, o governador do Banco do Japão, Kazuo Ueda, sinalizou que a autoridade monetária manterá seu curso de ajuste gradual, elevando os juros caso os indicadores econômicos e inflacionários evoluam conforme o esperado.

Leia também: Elon Musk pode rifar Tesla (TSLA34) para tentar salvar o X, diz site

As recentes sinalizações do BoJ quanto a futuras elevações das taxas de juros desencadearam uma significativa volatilidade nos mercados financeiros globais, exacerbada pelas incertezas em relação à conjuntura econômica norte-americana. A instabilidade se manifestou de forma acentuada na Bolsa de Tóquio, que registrou, no dia 5 de agosto, sua maior queda diária desde 1987.

💬 O BoJ reiterou, em seu comunicado de hoje, que a economia japonesa apresenta sinais de recuperação moderada, porém com algumas fragilidades. Além disso, a autoridade monetária destacou a importância de acompanhar de perto a evolução do câmbio e de outros fatores de mercado, dada a sua potencial influência sobre a economia doméstica.