Índia e Paquistão aceitam cessar-fogo, mas explosões são relatadas na região da Caxemira

Presidente dos EUA Donald Trump até havia anunciado a pausa nos conflitos entre os países, que são potências nucleares

Author
Publicado em 10/05/2025 às 17:51h - Atualizado 2 minutos atrás Publicado em 10/05/2025 às 17:51h Atualizado 2 minutos atrás por Lucas Simões
Poucas horas após o cessar-fogo entrar em vigor, explosões foram presenciadas no território da Caxemira controlado pela Índia (Imagem: Shutterstock)

💣 A linha tênue de paz entre indianos e paquistaneses parece ter sido cruzada mais uma vez neste sábado (10), pouco tempo após o mundo ter celebrado um cessar-fogo aceito por ambos os países, que são potências nucleares. Isso porque explosões foram reportadas na região da Caxemira controlada pelo governo indiano, mesmo com o mais recente cessar-fogo já em vigor.

Esse território tem sido uma zona de conflito armado entre as duas nações desde a década de 1940, quando os britânicos deram independência a diversas de suas colônias, que acabaram se dividindo em diversos países por conta de diferenças religiosas.

Atualmente, Índia e Paquistão administram partes diferentes da Caxemira, que tem mais de 222 mil quilômetros quadrados e também conta com uma área sob influência da China. As estimativas oficiais mostram que a Índia possui cerca de 750 mil soldados na área que controla, enquanto o Paquistão tem 230 mil militares.

Omar Abdullah, ministro-chefe de Jammu e Caxemira, disse na rede social X que os combates começaram na capital da região. "Unidades de defesa aérea no centro de Srinagar acabaram de abrir fogo", relatou a autoridade indiana.

Poucas horas antes, o presidente dos Estados Unidos havia anunciado o cessar-fogo em uma publicação na rede social Truth Social, dizendo que o acordo foi resultado de negociações mediadas pelos americanos, mas a extensão do envolvimento do governo não estava clara.

"Após uma longa noite de negociações mediadas pelos Estados Unidos, tenho o prazer de anunciar que a Índia e o Paquistão concordaram com um CESSAR-FOGO TOTAL E IMEDIATO. Parabéns a ambos os países por usarem bom senso e grande inteligência. Obrigado pela atenção dedicada a este assunto!", escreveu Trump.

➡️ Leia mais: EUA e China vão à mesa de negociações decidir os rumos da guerra comercial