Nas Olimpíadas, sabotagem cancela trens entre Londres e Paris

Rede interna de trens de alta velocidade também foi afetada, diz Eurostar

Author
Publicado em 26/07/2024 às 12:54h - Atualizado 1 mês atrás Publicado em 26/07/2024 às 12:54h Atualizado 1 mês atrás por Wesley Santana
França tem uma rede de trens que liga todo o país. Foto: Shutterstock

🚂 Os Jogos Olímpicos Paris 2024 começam nesta sexta-feira (26), e o governo francês tem um grande problema para resolver. Um pouco antes do horário marcado para a abertura dos eventos, a rede de trens de alta velocidade foi alvo de ataques coordenados.

Incêndios pelas vias interromperam a circulação das composições em diversas regiões do país. A estatal SNCF informou que os vândalos danificaram subestações de energia e cabos nas diversas linhas que ligam a capital a outras cidades do país.

O sistema Eurostar, que liga Paris a Londres, na Inglaterra, também foi afetado. Segundo a empresa que administra o serviço, uma em cada quatro partidas foi cancelada nesta sexta.

Leia mais: Economia olímpica: qual é o impacto dos jogos Paris 2024

“Devido a atos coordenados de malícia na França que afetam a linha de alta velocidade entre Paris e Lille, todos os trens de alta velocidade que vão e vêm de Paris estão sendo desviados pela linha clássica”, disse um comunicado da empresa.

A segurança era uma das principais questões para o governo francês, que temia por ataques terroristas em meio ao principal evento do mundo. Ao que tudo indica, a sabotagem do transporte público não estava dentro das previsões do governo local.

“O que vemos é que esta operação foi preparada, coordenada e que os centros nervosos foram o alvo, o que demonstra um certo conhecimento da rede”, comentou o primeiro-ministro Gabriel Attal, recém-empossado no cargo.

A abertura das Olimpíadas está marcada para esta sexta, às 14h30 pelo horário de Brasília. Ao todo, mais de 5,4 milhões de turistas são esperados em Paris durante o evento.