“Não tenho intenção de disputar eleição em 2026”, diz Haddad

Haddad e o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) lideram as intenções de voto ao Senado Federal pelo estado de São Paulo.

Author
Publicado em 27/08/2025 às 11:28h - Atualizado 14 horas atrás Publicado em 27/08/2025 às 11:28h Atualizado 14 horas atrás por Elanny Vlaxio
A declaração foi feita em entrevista ao portal UOL (Imagem: Shutterstock)

🗣️ Nesta quarta-feira (27), o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), declarou que não tem planos de disputar as eleições de 2026 e que seu foco será finalizar a agenda econômica do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). 

“Eu não tenho intenção, neste momento, de ser candidato em 2026. Já expressei isso para a direção do partido”, afirmou em entrevista ao portal UOL. Ele disse ainda que “A reforma da renda é a cereja do bolo, muito importante para nós. É começar a tocar na ferida da desigualdade, que é uma coisa que poucos governos tentaram e quase nenhum conseguiu."

Leia também: Haddad culpa opositores de Lula por ataques ao Banco do Brasil (BBAS3)

De acordo com pesquisa do instituto Paraná Pesquisas, Haddad e o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) lideram as intenções de voto ao Senado Federal pelo estado de São Paulo. Em um cenário inicial, Haddad aparece em primeiro lugar, com 36,8% das intenções de voto. Logo atrás, Eduardo Bolsonaro soma 33,6%, e o deputado federal Capitão Derrite (PL-SP) tem 21,7%.

💬 Em seguida, o deputado federal Ricardo Salles (Novo-SP) alcança 14,2%, Baleia Rossi (MDB-SP) tem 10,5%, e a senadora Mara Gabrilli (PSD-SP) registra 7,5%. O ministro do Trabalho, Luiz Marinho (PT), aparece tecnicamente empatado com o ex-deputado Robson Tuma, com 5,9% e 5,1%, respectivamente. 

No segundo quadro, com Haddad e Eduardo ausentes, o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSD) aparece como favorito, com 39,3% das intenções de voto. Derrite ocupa a segunda posição, com 23,2%, e Salles soma 16,8%. O instituto também listou dez outros possíveis concorrentes, como na primeira simulação.