Musk diz que deve fechar principal agência humanitária dos EUA

A declaração foi feita durante uma transmissão de áudio ao vivo no X.

Author
Publicado em 03/02/2025 às 09:40h - Atualizado 5 minutos atrás Publicado em 03/02/2025 às 09:40h Atualizado 5 minutos atrás por Elanny Vlaxio
Em 2024, a agência forneceu 42% de toda a ajuda humanitária no mundo (Imagem: Shutterstock)

🗣️ O bilionário Elon Musk afirmou nesta segunda-feira (3) que pretende fechar a USaid (Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional), órgão responsável pela ajuda externa do governo americano.

A declaração foi feita durante uma transmissão de áudio ao vivo no X com seu ex-companheiro no comando do DOGE, o também bilionário Vivek Ramaswamy.

“Ficou evidente que não se trata de uma maçã com um verme dentro, o que temos é simplesmente um ninho de vermes. Temos que nos livrar de tudo, está além de qualquer conserto. Vamos fechá-la”, disse Musk.

Leia também: Canadá anuncia taxa de 25% para EUA, e China promete processo na OMC

💬 Ele disse que o presidente dos EUA, Donald Trump (Partido Republicano), concorda que a agência deve ser fechada. Em 2024, a agência forneceu 42% de toda a ajuda humanitária no mundo rastreada pelas ONU (Nações Unidas).

Cabe citar que no último domingo, o governo de Trump removeu dois altos funcionários de segurança da USAid após tentarem impedir representantes da DOGE de acessarem áreas restritas do prédio do órgão. Depois do caso, Musk chamou a agência de "organização criminosa".

Além disso, na semana passada, Trump ordenou o congelamento global na maioria dos fundos de ajuda externa dos EUA. A decisão faz parte de sua política “EUA em primeiro lugar”.