2025 é o ano do ouro caro e do dólar barato; saiba o pódio dos investimentos
Metal precioso se valoriza quase +30% no ano, ao passo que o dólar tem a maior queda anual desde 2016.
👀 Nesta terça-feira (26), o ministro da Defesa de Israel, Israel Katz, criticou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), acusando-o de ser "antissemita, apoiador do Hamas”, e ainda o comparou ao líder iraniano, o aiatolá Ali Khamenei.
As críticas de Katz nesta terça-feira apareceram em uma publicação nas redes sociais, escrita em português e ilustrada por uma imagem de inteligência artificial retratando Lula sorridente como marionete, com Khamenei ao fundo, atrás do presidente brasileiro.
"Agora, ele [Lula] revelou sua verdadeira face como antissemita declarado e apoiador do Hamas ao retirar o Brasil da IHRA –o organismo internacional criado para combater o antissemitismo e o ódio contra Israel– colocando o país ao lado de regimes como o Irã, que nega abertamente o Holocausto e ameaça destruir o Estado de Israel", afirmou.
Leia também: Lula reage à nova ameaça tarifária de Trump sobre big techs, confira
🗣️ Em nota, o Ministério das Relações Exteriores considerou as falas do ministro da Defesa de Israel, a respeito do presidente Lula, como "ofensas, inverdades e grosserias inaceitáveis". "O Ministro da Defesa e ex-chanceler israelense, Israel Katz, voltou a proferir ofensas, inverdades e grosserias inaceitáveis contra o Brasil e o Presidente Lula", diz o texto publicado pelo Itamaraty.
O Itamaraty destacou ainda as mortes de palestinos nas operações militares em Gaza e observando que Israel é alvo de investigação da Corte Internacional de Justiça por possível "violação da Convenção para a Prevenção e Punição do Crime de Genocídio."
"Como Ministro da Defesa, o senhor Katz não pode se eximir de sua responsabilidade, cabendo-lhe assegurar que seu país não apenas previna, mas também impeça a prática de genocídio contra os palestinos", finaliza o texto.
Metal precioso se valoriza quase +30% no ano, ao passo que o dólar tem a maior queda anual desde 2016.
Saiba quais classes de investimentos são destaques positivos no mês e quais deram dor de cabeça aos investidores