Mais de 220 brasileiros deixam o Líbano em voo da FAB

Este foi o segundo voo de repatriação nesta semana

Author
Publicado em 07/10/2024 às 13:43h - Atualizado 1 mês atrás Publicado em 07/10/2024 às 13:43h Atualizado 1 mês atrás por Wesley Santana
Avião da FAB faz para técnica em Portugal para abastecimento (Imagem: Divulgação)

✈ Uma aeronave da FAB (Força Aérea Brasileira) decolou de Beirute, no Líbano, nesta segunda-feira (7) trazendo mais 227 brasileiros. Entre os resgatados estavam 49 crianças, sendo 7 de colo, além de 3 animais domésticos, segundo informações do Itamaraty. 

O voo faz parte da Operação Raízes do Cedro de repatriação de brasileiros em decorrência da guerra no Oriente Médio. A previsão é que a aeronave faça uma escala técnica em Lisboa, capital de Portugal, para abastecer antes de chegar ao Brasil na terça-feira (8). 

O governo federal planeja fazer voos semanais que resgatem cerca de 500 pessoas das áreas em conflito. Um primeiro grupo de brasileiros chegou ao Brasil na manhã do último domingo (6), recebido pelo presidente Lula na Base Aérea de São Paulo.

 Leia mais: Escalada no Oriente Médio está longe de terminar; Israel promete respostas ao Irã

“O Brasil é um país generoso e não tem contencioso com nenhum país do mundo porque a gente não deseja guerra. A guerra só destrói. O que constrói é a paz”, disse ele, logo após o desembarque. 

Estima-se que a comunidade brasileira no Líbano seja composta por 20 mil pessoas. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, mais de 3 mil brasileiros já disseram que querem deixar o Líbano.

“A aeronave deste segundo voo de repatriação levou ao Líbano doação humanitária brasileira de insumos médico-hospitalares solicitados pelas autoridades libanesas. Outros bens emergenciais devem ser transportados nos próximos voos, para doação ao Líbano”, diz o ministério.