Lula quer decretar feriado nacional em 2 de julho; entenda o motivo

Segundo Lula, foi apenas em 2 de julho de 1823 que o Brasil se tornou, de fato, independente dos portugueses.

Author
Publicado em 01/07/2025 às 19:48h - Atualizado 7 horas atrás Publicado em 01/07/2025 às 19:48h Atualizado 7 horas atrás por Matheus Silva
A data simboliza a vitória dos baianos na luta contra as tropas portuguesas (Imagem: Shutterstock)

🚨 O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) enviou nesta terça-feira (1º), ao Congresso Nacional um projeto de lei propondo que o dia 2 de julho seja reconhecido como feriado nacional.

A data, atualmente comemorada apenas na Bahia, celebra a consolidação da Independência do Brasil, com a retirada definitiva das tropas portuguesas em 1823.

Segundo Lula, embora a Proclamação da Independência tenha ocorrido em 7 de setembro de 1822, foi apenas em 2 de julho de 1823 que o Brasil se tornou, de fato, independente.

A data simboliza a vitória dos baianos na luta contra as tropas portuguesas, culminando na expulsão definitiva dos soldados lusos do território nacional.

"É verdade que D. Pedro fez o grito da Independência, todo mundo sabe disso, mas pouca gente sabe que foi no dia 2 de julho de 1823 que, na Bahia, os baianos conseguiram fazer com que os portugueses voltassem para Portugal definitivamente", afirmou Lula em vídeo publicado nas redes sociais.

Reivindicação histórica baiana

O presidente apareceu ao lado de figuras importantes da política baiana, como o ministro da Casa Civil, Rui Costa, e o líder do governo no Senado, Jacques Wagner (PT-BA) — ambos ex-governadores da Bahia.

Também estava presente o ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência, Sidônio Palmeira.

➡️ Leia mais: Lula está mais isolado no exterior e impopular no Brasil, diz The Economist

A proposta também busca reconhecer um capítulo importante da história brasileira que, segundo Lula, é pouco divulgado nos livros didáticos.

"A aprovação desse projeto e a promulgação vão mostrar que, além de D. Pedro, o povo baiano teve muito a ver com a nossa Independência", completou.

Agenda presidencial

Após anunciar a proposta, Lula embarcou para Salvador, onde participa das celebrações locais do 2 de julho.

📊 Em seguida, o presidente segue viagem para Buenos Aires, onde representa o Brasil na Cúpula do Mercosul, marcada para esta quinta-feira (3).