Lula, Alcolumbre e Motta se reúnem após eleição no Congresso

Encontro é realizado antes da abertura do ano Legislativo e Judiciário

Author
Publicado em 03/02/2025 às 13:07h - Atualizado 1 minuto atrás Publicado em 03/02/2025 às 13:07h Atualizado 1 minuto atrás por Wesley Santana
Novos presidentes da Câmara e Senado junto com Lula (Imagem: PR)

O presidente Lula se encontrou, na manhã desta segunda-feira (3), com os novos líderes do Senado e da Câmara de Deputados. Davi Alcolumbre e Hugo Motta foram eleitos no último sábado (1º) para um mandato de dois anos à frente do Legislativo.

🗳️ Ao fim do encontro, os três políticos realizaram uma coletiva de imprensa para comentar os temas que trataram em mesa. Eles preferiram fazer um aceno como um gesto de aproximação entre os Poderes.

“Sei da sua capacidade de liderar o Brasil, [Lula]. Vossa Excelência é o presidente do nosso país, tem compromisso com os brasileiros e o Poder Legislativo não pode se furtar em ajudar o governo do Brasil a melhorar a vida dos brasileiros. Tenho certeza de que esse é o espírito colaborativo”, declarou Alcolumbre.

Já Motta, destacou que está à disposição do Executivo para a construção de uma pauta positiva entre os Poderes. “Esse é um momento que marca o início desta caminhada”, declarou. “Quem ganha com o diálogo entre os Poderes são mais de 200 milhões de brasileiros que dependem do nosso relacionamento”, continuou.

🔎 Leia mais: Lula lidera disputa presidencial de 2026, diz Quaest

Lula, por sua vez, ressaltou a necessidade de harmonia entre os Poderes e disse que não vai enviar projetos que não tenham anuência dos deputados e senadores.

“Jamais mandarei ao Senado ou Câmara um projeto que seja de interesse pessoal do Lula ou de um partido. Todos os projetos que enviaremos serão de interesse vital para o povo brasileiro. Estou convencido que daqui a dois anos, quando estivermos fazendo o julgamento do meu mandato e dos dois, vamos poder com muito orgulho notar que a democracia foi restabelecida na sua plenitude no nosso País”, comentou o presidente da República.

Depois do encontro, Davi e Hugo seguiram para o Congresso onde devem participar da abertura do ano Legislativo. O ministro da Casa Civil, Rui Costa, deve representar o governo no evento, lendo a mensagem oficial para os congressistas.

Também está marcada para esta segunda, a abertura do ano Judiciário, às 14h. O presidente Lula deve estar presente neste evento que reúne os 11 ministros do STF (Supremo Tribunal Federal).

Eleições no Congresso

👔 Com uma votação nem um pouco apertada, Alcolumbre e Motta confirmaram o favoritismo que tinham nas eleições para a presidência do Congresso Nacional. Eles ganharam com larga vantagem, depois de costurarem parcerias com partidos de todas as alas ideológicas do Senado e da Câmara.

Alcolumbre conquistou pela segunda vez a cadeira mais alta do Parlamento, com 73 dos 81 votos possíveis no Senado. Motta alcançou 444 dos 513 votos, se tornando o presidente da Câmara mais jovem da história.

Após as eleições, os deputados e senadores também elegeram os membros das Mesas Diretoras, agora composta por parlamentares do PT de Lula ao PL de Bolsonaro.

Em seus discursos de posse, ambos os presidentes ressaltaram a necessidade de independência do Três Poderes. No entanto, também comentaram sobre a necessidade de uma boa relação para um bom andamento da tramitação dos projetos nas Casas.

"Lutarei para restabelecer o equilíbrio entre os Poderes. Minha candidatura pretende devolver a grandeza ao Senado, com o fortalecimento da autonomia do Legislativo, defesa das prerrogativas parlamentares e aumento da participação da bancada feminina”, pontuou o presidente do Congresso.