Conselho da Light (LIGT3) aprova novo plano de recuperação judicial
O novo plano prevê o aporte de recursos da empresa mediante aumento de capital e a capitalização de determinados créditos.
A Light (LIGT3) vai reajustar as tarifas da conta de luz a partir da próxima sexta-feira (15). A companhia atende a mais de 3,36 milhões de consumidores em 37 municípios fluminenses, incluindo a Região Metropolitana do Rio de Janeiro.
💡 O reajuste médio será de 3,54%. Contudo, o reajuste será maior para consumidores residenciais, comércios de pequeno porte, imóveis rurais e prédios do poder público, atendidos na baixa tensão. A tarifa desses clientes vai subir 4,05%.
Já os clientes de alta tensão, como as grandes indústrias, terão a tarifa da conta de luz reajustada em 2,45%.
Leia também: Santander (SANB11) compra 70% de mais uma empresa do setor de energia
O percentual de reajuste foi aprovado nesta terça-feira (12) pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) e, de acordo com a Light, entrará em vigor na próxima sexta-feira (15).
Segundo a Aneel, os itens que mais impactaram o reajuste tarifário foram os custos de distribuição, transporte de energia e pagamento de encargos do setor.
O reajuste aprovado para este ano é menor que o implementado em 2023. No ano passado, o reajuste médio da Light foi de 7%. A companhia elevou as tarifas dos clientes de baixa tensão em 7,47%. Já os clientes de alta tensão tiveram um aumento de 6,03%.
O novo plano prevê o aporte de recursos da empresa mediante aumento de capital e a capitalização de determinados créditos.
Os acordos incluem um pagamento de aproximadamente R$ 800 milhões aos bancos Itaú, Santander, Bradesco e Citi, principais credores da empresa.