Lagarde: Taxas de juros serão mantidas em níveis restritivos pelo tempo que for necessário

Segundo a presidente do BCE, decisões futuras da autarquia continuarão baseadas em perspectivas de inflação

Author
Publicado em 04/10/2023 às 10:58h - Atualizado 1 mês atrás Publicado em 04/10/2023 às 10:58h Atualizado 1 mês atrás por Juliano Passaro
(Shutterstock)

A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, disse, nesta quarta-feira (4), que o nível atual da taxa de juros imposta pelo BCE pode contribuir substancialmente para a diminuição da inflação, caso seja mantido por um período maior. A meta de inflação da autarquia é de 2%.

A fala de Lagarde foi dita durante um evento do próprio BCE. Segundo a presidente do banco, as decisões futuras da autarquia dependem de três critérios principais:

  • as perspectivas de inflação;
  • a dinâmica da inflação subjacente;
  • a força da transmissão política monetária.

“As nossas decisões futuras continuarão a basear-se nestes três critérios e garantirão que as taxas de juros serão fixadas em níveis suficientemente restritivos durante o tempo que for necessário”, destacou Lagarde.

Taxa de juros do BCE

Em setembro, o BCE aumentou as taxas de juros em 0,25 ponto percentual, a 4%. Foi o nível mais alto desde o lançamento do euro, em 1999. "A inflação continua caindo, mas ainda se espera que permaneça demasiado elevada durante demasiado tempo”, destacou o BCE em comunicado