Inter (INBR32): Investidores poderão trocar BDRs por ações sem taxas

Banco digital vai arcar com os custos da conversão, por período determinado, para ampliar presença e NY.

Author
Publicado em 27/05/2025 às 12:51h - Atualizado 1 dia atrás Publicado em 27/05/2025 às 12:51h Atualizado 1 dia atrás por Marina Barbosa
Banco Inter trocou a B3 pela Nasdaq em 2022 (Imagem: Shuterstock)

Os investidores do Inter (INBR32) terão mais uma oportunidade de trocar gratuitamente os BDRs (Brazilian Depositary Receipts) pelas ações do banco digital listadas na Nasdaq.

💵 A conversão pode ser solicitada a qualquer momento, mas normalmente está sujeita ao pagamento de taxas. Contudo, o Inter decidiu arcar com os custos dessa operação, por um período determinado, para ampliar a sua presença em Wall Street.

Esse "período de subsídio" foi aberto pela primeira vez no ano passado, mas será reaberto na próxima semana, anunciou o Inter nesta terça-feira (27).

Qual o prazo para a conversão gratuita?

🗓️ Os investidores do banco digital terão 90 dias para solicitar a conversão gratuita dos seus BDRs em ações. O prazo começa na próxima segunda-feira (2) e vai até 30 de agosto.

Neste caso, os BDRs negociados na B3 serão cancelados e o investidor vai receber em troca as ações classe A nas quais esses ativos eram lastreados. O Inter pagará as taxas cobradas pela instituição depositária, em nome dos acionistas.

O banco digital ressaltou, no entanto, que os investidores só têm uma chance de pedir a conversão gratuita, independentemente do número de BDRs convertidos.

Além disso, destacou que "cada acionista é responsável por instruir seus corretores no Brasil e nos Estados Unidos a seguir os procedimentos necessários para a conversão".

No período de subsídio, ainda é possível pedir o cancelamento da operação. Ou seja, a conversão de Ações Classe A de volta em BDRs, também sem custo.

Leia também: BC libera resgate automático de Valores a Receber a partir desta terça (27)

Por que o Inter está oferecendo esse subsídio?

Segundo o Inter, esta iniciativa visa melhorar a liquidez e também aumentar o número de Ações Classe A negociadas na Nasdaq. Logo, está alinhada com a estratégia de longo prazo da companhia.

🏦 O banco digital ressaltou ainda que a medida não deve afetar o seu desempenho financeiro. No primeiro trimestre deste ano, o Inter teve um lucro líquido recorde de R$ 307 milhões.

O Inter é um banco digital brasileiro, nascido da Intermedium Financeira. A instituição fez o seu IPO (oferta pública inicial de ações) na B3 em 2018. Contudo, em 2022, decidiu trocar a bolsa brasileira pela Nasdaq, para ampliar sua presença global.