Barsi da Faria Lima faz o alerta: Selic em 2025 subirá a 'patamares esquecidos'
Fundo Verde, liderado por Luis Stuhlberger, já acumula valorização superior a 26.000% desde 1997 e revela estratégia de investimentos para este ano
Quem é investidor de renda fixa provavelmente já ouviu falar no CDB (Certificado de Depósito Bancário). Este é um dos principais ativos que remuneram as aplicações no Brasil, como uma forma de empréstimo que se faz a instituições financeiras.
🦁 O problema é muita gente ainda tem dúvidas sobre como declarar e pagar o rendimento dessas aplicações no Imposto de Renda. Diferente de outros ativos, a remuneração do CDB já vem como desconto de do IR na fonte.
Isto é, quando o investidor retira o montante aplicado e o rendimento, todo o valor do imposto já foi pago. Desta forma, não é necessário fazer um segundo pagamento na hora do IRPF 2025.
Apesar disso, é importante que se insira as informações da movimentação na declaração de Imposto de Renda.
🤑 Leia mais: Imposto de Renda 2025: Como declarar a carteira de renda fixa no Tesouro Direto?
A comunicação dos rendimentos do CDB deve ser feita na aba “Bens e Direitos”. Nesta tela, selecione o grupo 04, referente a aplicações e investimentos.
Na sequência, opte pelo código 02, de títulos públicos e privados sujeitos à tributação. No campo de discriminação, informe o CNPJ do banco onde o dinheiro estava investido e o tipo da aplicação que deseja reportar -nesse caso, CDB.
Também é possível inserir outras informações que sejam necessárias para um melhor preenchimento do documento. É importante destacar que os valores a serem reportados são referentes ao último dia do ano anterior, ou seja, 31 de dezembro de 2024.
Feito isso, basta preencher as outras informações necessárias para a entrega da declaração e enviar o formulário à Receita Federal.
Assim como no Tesouro Direto, os investimentos feitos em CDB seguem uma tabela descrente do Imposto de Renda. A porcentagem devida ao fisco começa em 22,5% (menos de 6 meses) e termina em 15% (acima de 2 anos).
Desta forma, quanto mais tempo o dinheiro estiver aplicado, menor será a alíquota de IR a ser paga. Além disso, para os casos em que o dinheiro é retirado antes de 30 dias, os investidores ainda têm de pagar com arcar com IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) que pode comer todo o rendimento.
Até o fechamento desta reportagem, a Receita Federal não havia divulgado informações novas sobre o envio do documento. Portanto, os contribuintes têm até o dia 31 de maio para entregar a Declaração de Imposto de Renda 2025.
O envio pode ser feito pela web ou pelo aplicativo para smartphones disponibilizado pela RF. O órgão disponibiliza, ainda, uma declaração pré-preenchida que, além de incluir informações preliminares, dá preferência na hora da restituição do imposto.
📃 O Investidor 10 mantém um Guia Completo do Imposto de Renda para te ajudar nesta que é uma das horas mais difíceis do ano. O nosso material te ajuda a entender quem deve declarar o IRPF, qual a faixa de isenção e até como consultar a restituição do imposto.
Fundo Verde, liderado por Luis Stuhlberger, já acumula valorização superior a 26.000% desde 1997 e revela estratégia de investimentos para este ano
Emissão de debêntures e mercado secundário de renda fixa batem recordes entre janeiro e setembro, diz Anbima