21 ações que pagarão mais dividendos em 2025, segundo BTG Pactual
Veja a lista de companhias brasileiras que podem garantir uma boa renda passiva
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, já decidiu quem vai ocupar o posto de uma das duas vagas abertas no Banco Central. O economista Guilherme Melo teria sido o escolhido para a cadeira, embora não haja confirmação de qual diretoria.
Atualmente, a Diretoria de Política Econômica e a Diretoria de Organização do Sistema Financeiro e Resolução estãosendo ocupadas de forma interina pelos atuais chefes. Segundo informações da Bloomberg, Melo deve ser indicado com o objetivo de ampliar a interlocução da Fazenda com o Bacen.
Guilherme é o atual secretário de Política Econômica da Fazenda, um dos principais nomes na hierarquia do ministério comandado por Haddad. Por diversas vezes, o chefe da pasta fez elogios públicos ao auxiliar, que tem longa carreira acadêmica e técnica.
Leia mais: Tesouro Reserva: novo título público chega em março com resgate 24 horas
Depois da indicação, o próprio presidente Lula deve aceitar o nome e enviá-lo ao Senado. Só então, quando os parlamentares aprovarem o nome, ele poderá assumir a vaga.
Além de compor o BC, ele também participará das reuniões do Copom (Comitê de Política Monetária) na definição da taxa de juros no Brasil. Na última reunião, apenas sete dos nove diretores votaram no colegiado, considerando que os outros ocupam vagas interinas.
Guilherme Melo é formado em Ciências Sociais pela USP (Universidade de São Paulo) e em Ciências Econômicas pela PUC-SP. Além disso, tem mestrado em Economia Política e doutorado em Ciências Econômicas.
Em seu currículo, consta que ele dá aulas na Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), além de ter passagens por outras faculdades paulistas. Desde 2023, atua como secretário neste terceiro mandato de Lula.
Veja a lista de companhias brasileiras que podem garantir uma boa renda passiva
Einar Rivero, CEO da Elos Ayta, elabora estudo que aponta quais ações brasileiras mais se deram bem nos últimos 3 anos.