GOL (GOLL54): Corte dos EUA anula cláusula do plano de recuperação judicial
A Gol afirmou que a decisão não interfere na saída da companhia do processo de Chapter 11.
Controlador da Gol (GOLL54) e da Avianca, o Grupo Abra confirmou na segunda-feira (8) o plano de ter ações negociadas nos Estados Unidos.
✈️ A companhia já havia admitido a possibilidade e agora disse que apresentou um pedido inicial para a realização do IPO (oferta pública inicial de ações).
O pedido foi apresentado de forma confidencial à SEC, a Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos, em novembro.
O Grupo Abra aguarda a análise da SEC, mas ressaltou que o andamento da oferta também depende das condições do mercado e de outras considerações.
De toda forma, a companhia segue avançando com outros preparativos para o IPO, como a reformulação do seu Conselho de Administração.
👨💼 O board passará a ter nove assentos e novos membros em janeiro de 2026, para passar a contar com uma maioria de conselheiros independentes, como exigem as bolsas americanas.
Em nota, a Abra disse que a mudança reflete o seu compromisso com "uma governança sólida, transparência e responsabilidade".
"Nosso novo Conselho reúne diversas especialidades e perspectivas que irão guiar nossa estratégia e continuar a fortalecer nossa posição competitiva", afirmou o CEO da Abra, Adrian Neuhauser.
Veja como fica a composição do Conselho de Administração da Abra:
📉 O movimento ocorre ao mesmo tempo em que a Gol se prepara para deixar a B3.
A Gol apresentou em outubro uma proposta de reorganização societária que deve levar a sua saída da B3.
O plano foi desenhado à luz dos desafios criados pelo plano de recuperação judicial encerrado em junho. E, de acordo com a aérea, busca reorganizar suas operações, fomentar sinergias e reduzir custos.
A proposta já foi aprovada pelos acionistas da aérea, que agora prepara uma OPA (oferta pública de aquisições) para dar seguimento ao plano.
A Gol afirmou que a decisão não interfere na saída da companhia do processo de Chapter 11.
As empresas haviam suspendido os voos para o país devido à tensão com os EUA.