Valorização de até 900%: Quais empresas na B3 mais sobem no Lula 3
Einar Rivero, CEO da Elos Ayta, elabora estudo que aponta quais ações brasileiras mais se deram bem nos últimos 3 anos.
A paralisação dos serviços públicos do governo dos Estados Unidos bateu recorde histórico nesta quarta-feira (5). Depois de alcançar a marca de 36 dias, o shutdown se tornou o maior já registrado.
Dentre as 15 paralisações ocorridas desde 1981, o recorde havia sido em 2019, também na gestão de Donald Trump. Na ocasião, o Executivo e o Legislativo entraram em um acordo no 35º dia para conseguir colocar os serviços em operação novamente.
Desta vez, o shutdown se arrasta desde 1º de outubro e não há nenhuma resolução no horizonte, sendo que já houve mais de 10 tentativas de acordos. Nesta semana, os deputados e senadores devem votar o orçamento na tentativa de suspender o shutdown pelo menos de forma provisória.
Leia mais: Novo comando em Wall Street: Zohran Mamdani é eleito como prefeito de Nova Iorque
Neste ano, o principal desacordo entre situação e oposição está no pagamento de programas sociais. O Orçamento enviado pela Casa Branca prevê cortes em benefícios pagos a pessoas de baixa renda, enquanto os Democratas querem que os valores sejam incluídos no projeto de lei.
Embora Trump tenha maioria no Senado, ele precisa de alguns votos da oposiação para conseguir virar o jogo. O orçamento anual só é aprovado com 60 votos a favor, mas o máximo que o governo conseguiu foi 53.
Para além das discussões orçamentárias, o shutdown representa um problema para várias áreas da economia norte-americana. Um levantamento feito no início da paralisaão mostra que a perda do PIB (Produto Interno Bruto) é de US$ 15 bilhões por semana.
Sem a aprovação da lei orçamentária, diversos órgãos têm sentido os impactos, já que nem os funcionários têm recebido os salários. Estima-se que 13 mil funcionários dos sistemas aéreos dos EUA estejam participando de greves, o que tem ocasionado atrasos e cancelamentos de voos acima da média.
A expectativa é que os dois lados chegue a um acordo antes do Dia da Ação de Graças, marcado para 27 de novembro, porque, do contrário, os danos podem ser maiores e mais duradouros. Nesse período -que é sucesido pela Black Friday- a população norte-americana sai às compras, mas, sem seus salários, a economia do país pode sofrer.
Einar Rivero, CEO da Elos Ayta, elabora estudo que aponta quais ações brasileiras mais se deram bem nos últimos 3 anos.
Embora ainda haja dúvidas se os juros podem permanecer em 14,75% ao ano, o Investidor10 apresenta as projeções para a renda fixa