Governo dos EUA abre investigação comercial contra o Brasil

Segundo o republicano, a medida se deve aos “ataques contínuos do Brasil às atividades comerciais digitais de empresas americanas".

Author
Publicado em 16/07/2025 às 08:11h - Atualizado 1 dia atrás Publicado em 16/07/2025 às 08:11h Atualizado 1 dia atrás por Elanny Vlaxio
A investigação vai examinar as práticas e políticas do Brasil (Imagem: Shutterstock)

A pedido do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), o USTR (Escritório do Representante de Comércio)  deu início a uma investigação comercial contra o Brasil. A decisão foi formalizada em um comunicado divulgado nesta terça-feira (15). 

🗣️ “Por orientação do presidente Trump, estou iniciando uma investigação com base na Seção 301 sobre os ataques do Brasil contra empresas americanas de mídia social, bem como outras práticas comerciais desleais que prejudicam empresas, trabalhadores, agricultores e inovadores tecnológicos dos EUA”, afirmou o embaixador Jamieson Greer, representante comercial dos EUA.

Conduzida sob a Seção 301 da Lei de Comércio de 1974, a investigação vai examinar as práticas e políticas do Brasil “relacionadas ao comércio digital e serviços de pagamento eletrônico; tarifas injustas e preferenciais; interferência em questões anticorrupção; proteção da propriedade intelectual; acesso ao mercado de etanol; e desmatamento ilegal”, diz a ficha técnica.

Veja o que será investigado

  • Comércio digital e serviços de pagamento eletrônico;
  • Tarifas injustas e preferenciais;
  • Aplicação de medidas anticorrupção;
  • Proteção da propriedade intelectual;
  • Etanol;
  • Desmatamento ilegal.

"Porque eu posso fazer"

Na mesma carta em que anunciou a tarifa de 50% sobre o Brasil Trump também indicou o início da investigação. Segundo o republicano, a medida se deve aos “ataques contínuos do Brasil às atividades comerciais digitais de empresas americanas, bem como outras práticas comerciais desleais”. “Estou instruindo o Representante de Comércio dos Estados Unidos, Jamieson Greer, a iniciar imediatamente uma investigação da Seção 301 sobre o Brasil”, escreveu o presidente.

💬 A medida chega um dia após Trump afirmar que decidiu aplicar a tarifa sobre produtos brasileiros porque "pode fazer isso". “Estamos fazendo isso porque eu posso fazer. Ninguém mais seria capaz”, disse o republicano em declaração na Casa Branca. A tarifa é a maior entre as nações taxadas por Trump, Filipinas a menor, com 20%. 

No mesmo dia, o norte-americano também voltou a defender o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). “O presidente Bolsonaro é um bom homem. Conheci muitos primeiros-ministros, presidentes, reis e rainhas, e sei que sou muito bom nisso. O presidente Bolsonaro não é um homem desonesto. Ele ama o povo brasileiro. Ele lutou muito pelo povo brasileiro”, disse Trump. 

Leia também: CPI: Inflação dos EUA acelera em junho e sobe a 2,7% em um ano