Latam desiste de disputa por aviões da Gol (GOLL4), diz jornal
Em março, a Gol pediu intimação da Latam à corte norte-americana após a tentativa de apropriação de aeronaves.
✈️ Após os rumores sobre a possível recuperação judicial da Gol (GOLL4) nos EUA e as discussões (confirmadas) da aérea com credores financeiros, a companhia estaria tendo que pagar à vista os combustíveis para abastecer as aeronaves.
💳 Isso porque a aérea perdeu crédito junto a distribuidores de combustível em alguns aeroportos do Brasil, de acordo com informações do jornal "O Globo".
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A Gol está com dificuldades em seu caixa. A aérea possui R$ 20 bilhões em dívida. Do total, R$ 3 bilhões vencem no curto prazo.
Além disso, o combustível representa quase 40% dos custos de uma empresa aérea no Brasil. As distribuidoras ganham oferecendo crédito para essas empresas pagarem pelo consumo de combustível em um período de 30 a 120 dias. As taxas complementam as margens de distribuição.
🗣️ O Investidor10 solicitou à assessoria da Gol um posicionamento da companhia sobre o assunto: “A Gol informa que não tem problema com abastecimento de combustível e que não houve nenhuma mudança nas condições de pagamento”.
A Gol respondeu à CVM (Comissão de Valores Mobiliários), na semana passada, sobre a possível recuperação judicial nos EUA. A aérea afirmou que busca uma "reestruturação consensual" para as suas obrigações financeiras, mas que ainda não há "qualquer definição" sobre a forma desta reestruturação.
"Conforme descrito no Comunicado ao Mercado divulgado pela Companhia no dia 1º de dezembro de 2023, [a Gol] contratou a Seabury Capital, para auxiliar a Companhia em uma ampla revisão de sua estrutura de capital, com o objetivo de captar recursos para cumprir com seus compromissos financeiros, bem como, em conjunto com a Skyworks, prosseguir com as negociações em andamento com arrendadores de aeronaves, para alcançar uma reestruturação consensual abrangente das obrigações de frota", informou a aérea em comunicado ao mercado na última terça-feira (16).
Em março, a Gol pediu intimação da Latam à corte norte-americana após a tentativa de apropriação de aeronaves.
A medida terá duração de 30 dias e visa permitir que a empresa conduza uma investigação completa do ocorrido.