Latam desiste de disputa por aviões da Gol (GOLL4), diz jornal
Em março, a Gol pediu intimação da Latam à corte norte-americana após a tentativa de apropriação de aeronaves.
Questionada pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários) sobre os rumores de uma possível recuperação judicial, a Gol (GOLL4) disse nesta terça-feira (16) que busca uma "reestruturação consensual" para as suas obrigações financeiras, mas que ainda não há "qualquer definição" sobre a forma desta reestruturação.
📉 As ações da companhia aérea recuaram 6,05% na segunda-feira (15) e mais 3,36% nesta terça-feira (16) diante da possibilidade de uma recuperação judicial. Segundo a coluna Painel, do jornal Folha de S. Paulo, a Gol cogita pedir recuperação judicial nos Estados Unidos em, no máximo, um mês.
A repercussão da notícia fez a CVM pedir esclarecimentos à companhia aérea. Em resposta publicada nesta terça-feira (16), a Gol não negou a possibilidade de recuperação judicial. Disse apenas que busca uma solução consensual para suas obrigações financeiras, mas que ainda não tomou nenhuma decisão sobre o assunto.
🗣️ Em comunicado, a Gol disse que "permanece comprometida com o objetivo de captar recursos para fortalecer seu caixa e segue em discussões com seus stakeholders financeiros para alcançar a referida reestruturação consensual, observado, contudo, que não há, na presente data, qualquer definição sobre a forma de sua implementação, motivo pelo qual a Companhia entende que não há, neste momento, que se falar em fato relevante".
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A companhia lembrou ainda que contratou a consultoria financeira Seabury Capital em dezembro de 2023 para auxiliá-la em uma "ampla revisão de sua estrutura de capital, com o objetivo de captar recursos para cumprir com seus compromissos financeiros, bem como, em conjunto com a Skyworks, prosseguir com as negociações em andamento com arrendadores de aeronaves, para alcançar uma reestruturação consensual abrangente das obrigações de frota".
💰 Segundo a coluna Painel da Folha de São Paulo, agências de classificação de risco estimam que a Gol tem uma dívida de R$ 20 bilhões, dos quais R$ 3 bilhões vencem no curto prazo, isto é, em até 12 meses. A companhia, no entanto, não teria caixa para honrar com esses compromissos.
Em março, a Gol pediu intimação da Latam à corte norte-americana após a tentativa de apropriação de aeronaves.
A medida terá duração de 30 dias e visa permitir que a empresa conduza uma investigação completa do ocorrido.