Levantamento Genial/Quaest divulgado nesta quarta-feira (11) aponta que o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é desaprovado por 49% dos eleitores, enquanto 45% aprovam a gestão. Outros 6% não souberam ou preferiram não responder.
🔎 A pesquisa ouviu 2.004 pessoas entre os dias 5 e 9 de fevereiro. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. Na comparação com os meses anteriores, o índice de desaprovação permanece em 49% desde janeiro, quando a aprovação era de 47%.
Em dezembro do ano passado, o cenário indicava empate técnico: 48% aprovavam o governo e 49% desaprovavam. Quanto à avaliação da gestão federal, 39% classificam o governo como negativo, 33% como positivo, 26% como regular e 2% não souberam responder.
Intenções de voto
O levantamento também mediu as intenções de voto para as eleições presidenciais. O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) avançou além da margem de erro nos sete cenários testados em relação à rodada anterior e reduziu a distância para Lula. Ainda assim, o presidente lidera em todos os cenários de primeiro turno.
🗳️ As intenções de voto em Flávio variam entre 29% e 33%, em janeiro, ele oscilava entre 23% e 32%. Já Lula aparece com percentuais entre 35% e 39%, patamar semelhante ao registrado no mês anterior, quando variava entre 35% e 40%. Em todas as hipóteses avaliadas, o presidente mantém a dianteira.