Possibilidade de cessar-fogo em Gaza faz preço do petróleo recuar
Preço do petróleo por barril chegou a cair mais de R$ 10
💣 O G7, grupo que reúne as sete maiores economias ocidentais, emitiu um comunicado neste domingo (14) exigindo que o Irã e seus aliados interrompam os ataques e sinalizou disposição para adotar novas medidas em resposta a futuras ações desestabilizadoras, referindo-se ao lançamento de mísseis e drones iranianos em direção a Israel.
O grupo, que se reuniu virtualmente, condenou a iniciativa iraniana como "sem precedentes" e manifestou "veemente" solidariedade a Israel e ao seu povo, reafirmando seu compromisso com a segurança do país.
Veja também: Rússia demonstra “grande preocupação” com tensões no Oriente Médio
Os líderes do G7 alertaram que as ações do Irã aumentam a instabilidade na região e podem desencadear uma escalada regional incontrolável, o que deve ser evitado. O grupo também reafirmou seu compromisso de estabilizar a situação e prevenir uma nova escalada, conforme comunicado divulgado pelo governo italiano, que preside o grupo desde janeiro.
O G7 anunciou ainda que intensificará a cooperação para pôr fim à crise em Gaza, buscando um cessar-fogo "imediato e duradouro" e a libertação de reféns pelo Hamas, além de aumentar a ajuda humanitária aos palestinos necessitados.