Americanas (AMER3) reduz prejuízo em 94,7% e mostra recuperação no 2T25
A empresa reduziu o prejuízo em 94,7%, para R$ 98 milhões, com avanço no varejo físico e forte melhora no Ebitda.
A investigação sobre a fraude contábil que deixou um rombo bilionário na Americanas (AMER3) ganhou mais um capítulo. É que a CVM (Comissão de Valores Mobiliário) abriu um processo contra a KPMG e uma de suas sócias, Carla Bellangero, por causa de inconsistências no balanço da varejista.
🔎 A KPMG era responsável pela auditoria externa dos balanços financeiros da Americanas no período das fraudes. Porém, não teria identificado indícios de irregularidades nas contas da empresa, segundo disse Carla Bellangero à CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) que investigou o assunto na Câmara dos Deputados em 2023.
O atual CEO da Americanas, Leonardo Coelho, disse à CPI na época, no entanto, que a KPMG poderia ter contribuído com a fraude. E, agora, a CVM confirmou ter aberto um processo administrativo sancionador contra a auditoria e sua sócia.
📩O processo foi instaurado em novembro de 2024, mas só nessa quinta-feira (13) a CVM deu início à citação dos acusados com comunicação externa.
A CVM, por sua vez, manteve em sigilo o conteúdo do processo. Por isso, ainda não é possível saber qual é a acusação formulada pelo órgão.
Em nota, a KMPG disse que, "por motivos de cláusulas de sigilo e regras da profissão, está impedida de se manifestar sobre casos envolvendo clientes ou ex-clientes da firma".
⚖️ No ano passado, a CVM já acusou oito ex-diretores da Americanas de insider trading, dentro dos processos abertos após a fraude contábil da varejista.
Além disso, o órgão condenou o ex-diretor de Relações com Investidores da Americanas, João Guerra, pela não divulgação de informações relevantes relacionadas às inconsistências contábeis encontradas na companhia.
A empresa reduziu o prejuízo em 94,7%, para R$ 98 milhões, com avanço no varejo físico e forte melhora no Ebitda.
Três lojas da rede passarão a pagar mensalidades mais baixas do que as previstas no contrato de aluguel.