Barsi da Faria Lima faz o alerta: Selic em 2025 subirá a 'patamares esquecidos'
Fundo Verde, liderado por Luis Stuhlberger, já acumula valorização superior a 26.000% desde 1997 e revela estratégia de investimentos para este ano
O INSS liberou, nesta quarta-feira (14), a solicitação de reembolso para os aposentados e pensionistas que tiveram descontos de associações. O pedido pode ser feito direto pelo aplicativo Meu INSS, que reúne os serviços do órgão federal.
📱 A solicitação está disponível para aqueles beneficiários que receberam a notificação de que foram identificados descontos. Na última terça (13), todas as pessoas que recebem salários do órgão foram informados por meio de uma mensagem.
Para quem pode pedir o reembolso, a solicitação é feita a partir da tela inicial do aplicativo, clicando na opção “Consultar Desconto de Entidades Associativas”. O sistema vai exibir uma lista com as associações que fizeram descontos nos últimos meses.
Caso o beneficiário não identifique a entidade, ele deve clicar na barra “Não autorizei o desconto”. Depois, deve informar um número de celular e um e-mail para contato, que será usado para eventuais consultas do INSS.
Para finalizar a operação, basta clicar em “Enviar Declaração”, um botão azul disponível logo abaixo. A conclusão do pedido deve gerar um número de protocolo ao beneficiário que prestou a informação.
📄 Leia mais: Meu INSS: Como baixar aplicativo para ver descontos indevidos
É importante destacar que o reembolso não é imediato, já que as entidades têm um prazo de 15 dias para comprovar a associação. Caso a empresa não tenha documentos que comprovem o vínculo, o reembolso será concluído pelo INSS.
A solicitação também pode ser feita por meio do telefone 135, que é um canal de contato direto com o INSS. Ele serve também para consultar o andamento do pedido de reembolso.
Neste caso, o órgão destaca que os beneficiários devem preferir ligar após às 16h ou aos sábados, que são os turnos com mais rapidez no atendimento. No entanto, o serviço funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h, ainda segundo o órgão federal.
O INSS tem alertado para os golpes que envolvem o ressarcimento dos valores descontados pelas entidades associativas. O órgão destaca que o contato é feito exclusivamente pelo aplicativo, página web ou pelo telefone.
“O INSS não faz ligações nem envia SMS, e-mail, mensagem de Whatsapp, ou faz nenhum outro tipo de contato além dos oficiais para informar sobre o reembolso. É preciso redobrar o cuidado com golpes! O contato oficial com os beneficiários do INSS será feito exclusivamente por meio de notificação no aplicativo Meu INSS”, diz mensagem do órgão.
“Não clique em links suspeitos e nunca forneça seus dados pessoais se receber alguma ligação. Todas as informações de interesse dos cidadãos serão divulgadas continuamente pelos meios oficiais do INSS”, finaliza.
Fundo Verde, liderado por Luis Stuhlberger, já acumula valorização superior a 26.000% desde 1997 e revela estratégia de investimentos para este ano
Emissão de debêntures e mercado secundário de renda fixa batem recordes entre janeiro e setembro, diz Anbima