Fed: Powell pode deixar comando em maio, sugere secretário do Tesouro

O cargo de governador ocupado por Powell tem duração prevista até janeiro de 2028.

Author
Publicado em 15/07/2025 às 10:58h - Atualizado 5 minutos atrás Publicado em 15/07/2025 às 10:58h Atualizado 5 minutos atrás por Elanny Vlaxio
Na cúpula da Otan, Trump já afirmou ter em mente três a quatro nomes para sucessão (Imagem: Shutterstock)

Scott Bessent, secretário do Tesouro dos Estados Unidos, sugeriu que o presidente do Fed (Federal Reserve), Jerome Powell, deixe igualmente o cargo de governador do banco central quando seu mandato se encerrar, em maio de 2026, disse em entrevista à "Bloomberg Television" nesta terça-feira (15).

🗣️ “Tradicionalmente, o presidente do Fed também deixa o cargo de governador”. “Tem se falado muito sobre um ‘presidente sombra’ do Fed gerando confusão antes da nomeação. E posso assegurar: seria muito confuso para o mercado se um ex‑presidente do Fed continuasse lá", afirmou.

O cargo de governador ocupado por Powell tem duração prevista até janeiro de 2028. “Já começou um processo formal para identificar o novo nome à presidência do Fed", afirmou Bessent. “Há muitos bons candidatos dentro e fora do Federal Reserve.”

Leia também: Petrobras (PETR4) lidera negociações em junho, veja ranking

Quando perguntado se Trump o convidou para liderar o Fed, o secretário declarou: “Faço parte do processo de decisão”. Ele completou: “Essa é uma decisão do presidente Trump, e o processo seguirá seu ritmo”. O WSJ (Wall Street Journal) já havia publicado que Trump está avaliando a nomeação do seu indicado para substituir Powell.

🔎 De acordo com a publicação, a decisão pode acontecer antes do fim do mandato de Powell. “Como o novo presidente só assumirá o cargo em maio do ano que vem, anunciar a escolha neste verão ou outono seria muito mais cedo do que o tradicional período de transição de três a quatro meses”, diz o texto.

Na cúpula da Otan, Trump já afirmou ter em mente três a quatro nomes para sucessão. Segundo o WSF, entre os nomes cotados estão:

  • Kevin Warsh, ex-diretor do Fed;
  • Kevin Hassett, ex-diretor do Conselho Econômico Nacional;
  • Scott Bessent, atual secretário do Tesouro;
  • David Malpass, ex-presidente do Banco Mundial;
  • Christopher Waller, membro do conselho do Fed.

Os nomes cotados chegam em momento de ida e volta nas falas do governo Trump sobre uma possível demissão de Powell do cargo no Fed. Meses atrás, o assessor econômico da Casa Branca, Kevin Hassett, sinalizou que o governo estava considerando demitir Powell do comando.

💭 Na sequência, Trump declarou que a escolha do próximo presidente do Fed seria feita em breve. Recentemente, porém, o republicano disse não ter planos de demitir Powell apesar de dias antes ter afirmado que “em breve” nomearia seu próprio indicado para comandar o Fed.