Ex-príncipe Andrew é preso no Reino Unido

Caso seja considerado culpado de má conduta no exercício de cargo público, o ex-príncipe poderá ser condenado à prisão perpétua.

Author
Publicado em 19/02/2026 às 09:35h - Atualizado 1 dia atrás Publicado em 19/02/2026 às 09:35h Atualizado 1 dia atrás por Elanny Vlaxio
A polícia não citou nominalmente Andrew (Imagem: Shutterstock)
A polícia não citou nominalmente Andrew (Imagem: Shutterstock)
🤴 O ex-príncipe Andrew foi preso nesta quinta-feira (19) em sua residência no Reino Unido, no contexto de investigações que apuram possíveis conexões com o criminoso sexual Jeffrey Epstein. A informação foi confirmada pela família real.
Andrew Mountbatten-Windsor, que completou 66 anos nesta quinta, foi preso por agentes da polícia do Vale do Tâmisa. Em nota, a corporação informou ter detido um homem na faixa dos 60 anos sob suspeita de má conduta no exercício de cargo público, após “avaliação minuciosa”, acrescentando que o suspeito permanece sob custódia. 
A polícia não citou nominalmente Andrew, alegando a necessidade de preservar a identidade do detido. Ainda segundo as autoridades, foram realizadas buscas em dois endereços ligados ao investigado: um em Berkshire, a oeste de Londres, e outro em Norfolk, no leste da Inglaterra. 
📜 O subchefe de polícia Oliver Wright declarou: “Após uma avaliação minuciosa, agora abrimos uma investigação sobre esta alegação de má conduta no exercício de cargo público. É importante que protejamos a integridade e a objetividade da nossa investigação enquanto trabalhamos com nossos parceiros para apurar esta suposta infração”.
A prisão ocorre cerca de uma semana após a abertura de investigação para verificar se o ex-príncipe teria enviado relatórios confidenciais a Jeffrey Epstein quando atuava como representante especial do Reino Unido para o Comércio Internacional.
Em comunicado, o rei Charles III afirmou ter recebido “com preocupação” a notícia da prisão do irmão, mas ressaltou que a polícia conta com o apoio da família real e que “a lei precisa seguir seu curso”.  Conforme a “BBC”, caso seja considerado culpado de má conduta no exercício de cargo público, o ex-príncipe poderá ser condenado à prisão perpétua.
🗣️ "Recebi com profunda preocupação as notícias sobre Andrew Mountbatten-Windsor e a suspeita de má conduta em cargo público. O que se segue agora é o processo completo, justo e adequado pelo qual esta questão será investigada da forma apropriada e pelas autoridades competentes... Deixe-me ser claro: a lei deve seguir o seu curso", declarou.