EUA suspendem vistos para brasileiros e cidadãos de outros 74 países

Medida entra em vigor em janeiro e afeta concessão de vistos por tempo indeterminado.

Author
Publicado em 14/01/2026 às 13:24h - Atualizado 3 minutos atrás Publicado em 14/01/2026 às 13:24h Atualizado 3 minutos atrás por Wesley Santana
EUA é um dos principais destinos turísticos dos brasileiros (Imagem: Shutterstock)
EUA é um dos principais destinos turísticos dos brasileiros (Imagem: Shutterstock)

Os Estados Unidos vão suspender a concessão de vistos para brasileiros por tempo indeterminado. A medida começa a valer no próximo dia 21 de janeiro e inclui cidadãos de outros 74 países, conforme informações da Fox News.

Além do Brasil, países como Rússia, Irã, Nigéria e Tailândia estão na lista de suspensão. “A imigração desses 75 países será pausada enquanto o Departamento de Estado reavalia os procedimentos de processamento de imigração para impedir a entrada de estrangeiros que receberiam benefícios de bem-estar públicos”, disse o porta-voz do Departamento de Estado, Tommy Piggott, em um comunicado.

Ainda não há informações sobre se o congelamento engloba todas as categorias de visto ou apenas as de turismo. Procurada pela imprensa, a Embaixada dos EUA no Brasil disse que ainda não havia sido informada sobre a restrição.

Leia mais: Trump ameaça tarifa de 25% a países que negociarem com o Irã

A rede de TV norte-americana disse, ainda, que a suspensão é um procedimento para que o país reavalie seus critérios de concessão de visto para cidadãos estrangeiros. A ação faria parte da nova estratégia de contenção à imigração que os EUA estão executando desde o ano passado, na gestão de Donald Trump.

Um ofício emitido pela Casa Branca em 2025 pediu que as embaixadas ao redor do mundo colocassem mais atenção na triagem dos solicitantes de novos vistos. O objetivo era negar o documento a cidadãos que pudessem imigrar para os EUA, sobretudo aqueles que tivessem propensão a pedir benefícios sociais, citando cidadãos idosos e com sobrepeso.

Já na semana passada, o escritório de Trump comemorou a marca de 100 mil vistos revogados desde seu retorno ao comando da nação. O número representa um crescimento de quase 150% em relação ao ano anterior.

“O Departamento de Estado usará sua autoridade de longa data para declarar imigrantes em potencial inelegíveis que se tornariam um encargo público nos Estados Unidos e explorariam a generosidade do povo americano”, finalizou Tommy Piggott