EUA encerram 'shutdown' mais longo da história

O pacote aprovado por Donald Trump financiará o governo até 30 de janeiro de 202

Author
Publicado em 13/11/2025 às 09:08h - Atualizado 14 minutos atrás Publicado em 13/11/2025 às 09:08h Atualizado 14 minutos atrás por Elanny Vlaxio
O texto proíbe a demissão de servidores até 30 de janeiro (Imagem: Shutterstock)
O texto proíbe a demissão de servidores até 30 de janeiro (Imagem: Shutterstock)
📝 O presidente americano, Donald Trump, sancionou nesta semana um projeto de lei que põe fim à paralisação do governo dos Estados Unidos, conhecida como shutdown. Assim, a maior paralisação da história do país terminou após 43 dias. 
"Com a minha assinatura, o governo federal retomará suas operações normais, e minha administração e nossos parceiros no Congresso continuarão trabalhando para reduzir o custo de vida, restaurar a segurança pública, impulsionar nossa economia e tornar os Estados Unidos acessíveis novamente para todos os americanos", ressaltou Trump.
📋 A assinatura do republicano aconteceu depois de a Câmara dos Deputados aprovar o texto por 222 votos favoráveis e 209 contrários. O acordo aprovado prorroga o financiamento do governo até 30 de janeiro de 2026, determinando que o Congresso aprove um novo orçamento antes dessa data para evitar outra paralisação. 
Além disso, o texto proíbe a demissão de servidores até 30 de janeiro e garante o funcionamento do programa de assistência alimentar “SNAP” até 30 de setembro de 2026. A paralisação do governo provocou fortes repercussões econômicas e sociais nos Estados Unidos. 
💸 Milhares de funcionários públicos permaneceram sem pagamento, e milhões de americanos de baixa renda viveram a incerteza sobre a continuidade da assistência alimentar. Nos aeroportos, passageiros enfrentaram uma onda de atrasos e cancelamentos de voos.