Em discurso na ONU, Zelensky critica planos de paz de Brasil e China

Presidente questiona “verdadeiro interesse” dos países

Author
Publicado em 25/09/2024 às 17:02h - Atualizado 1 mês atrás Publicado em 25/09/2024 às 17:02h Atualizado 1 mês atrás por Wesley Santana
Volodymyr Zelensky é presidente da Ucrânia desde 2019 (Imagem: Shutterstock)

🗣 Nesta quarta-feira (25), o presidente Volodymyr Zelensky, criticou as tentativas de Brasil e China de costurar um novo acordo de paz para a guerra da Ucrânia. O líder chamou os países de “dupla China-Brasil” e afirmou que tentam promover uma alternativa à paz justa e abrangente.

O discurso foi feito durante a Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas), onde ele questionou qual seria “o verdadeiro interesse” do plano sino-brasileiro. “E quando a dupla chinesa-brasileira tenta crescer um coro de vozes -com alguém na Europa, com alguém na África-, dizendo algo alternativo a uma paz plena e justa, surge a pergunta: qual é o verdadeiro interesse?”, indagou ele.

Zelensky faz referência a uma nova tratativa liderada pelo país latino e o asiático para pôr fim à guerra da Ucrânia que já passa de dois anos. Na próxima sexta-feira (27), os dois países se reúnem com outros 20 do Sul Global em Nova Iorque, em um encontro liderado pelo embaixador Celso Amorim.

👩🏾 Leia mais: Eleições EUA: Pesquisa indica vitória de Kamala sobre Trump

Desde o ano passado, o presidente Lula tem feitos acenos públicos sobre mediar um acordo entre Rússia e Ucrânia. Essa é a mesma posição de Xi Jinping, que conversou por telefone com o presidente ucraniano em abril pela primeira vez.
Zelensky, por sua vez, já deixou claro que não vai negociar nenhum acordo com Moscou enquanto Vladmir Putin esteja como presidente da Rússia. "Vocês não aumentarão seus poderes às custas da Ucrânia", disparou o político, ainda na ONU.