FIIs ressuscitam ganhos, enquanto Bitcoin (BTC) é abatido em fevereiro; veja ranking
Saiba quais classes de investimentos são destaques positivos no mês e quais deram dor de cabeça aos investidores
O economista Emilio Ocampo, que pode assumir o comando do banco central da Argentina caso Javier Milei vença as eleições presidenciais do país, defende que não é mais possível salvar o peso argentino.
Com isso, Ocampo alega que a saída para a Argentina é a dolarização definitiva do país, ideia também citada pelo candidato da ultradireita, Javier Milei.
Veja também: Lula diz que Israel comete "vários atos de terrorismo" contra palestinos
Segundo Ocampo, a Argentina tem um sistema político disfuncional e sem maturidade para implementar medidas impopulares para se defender da inflação e crescer de forma sustentável.
“A dolarização não vai resolver magicamente o problema da Argentina. Mas é irreversível e vai tirar dos políticos a capacidade de destruir a moeda”, disse Ocampo recentemente.
Mesmo com a possível eleição de Milei, a implementação da ideia compactuada pelo candidato e o economista Ocampo, é incerta. Isso porque muitos pontos dependem de apoio no Congresso e, por lá, Milei não terá maioria.
Além disso, o presidente da Corte Suprema, Horacio Rosatti, afirmou que a proposta é inconstitucional, já que o banco central argentino tem o dever de emitir e preservar a moeda nacional.
Em pesquisa Atlas, realizada entre 10 e 13 de outubro, 55% da população afirmou ser contra a dolarização definitiva do país.
Saiba quais classes de investimentos são destaques positivos no mês e quais deram dor de cabeça aos investidores
Fundo Verde, liderado por Luis Stuhlberger, já acumula valorização superior a 26.000% desde 1997 e revela estratégia de investimentos em meio à guerra comercial