Economia brasileira encolhe 0,2% em outubro, aponta indicador do Banco Central

Indicador acumula alta de 2,5% em 12 meses, mas perde fôlego no curto prazo.

Author
Publicado em 15/12/2025 às 13:22h - Atualizado 20 horas atrás Publicado em 15/12/2025 às 13:22h Atualizado 20 horas atrás por Wesley Santana
IBC mede o desempenho de todos os setores da economia brasileira (Imagem: Shutterstock)
IBC mede o desempenho de todos os setores da economia brasileira (Imagem: Shutterstock)

O começo do último trimestre do ano não foi tão positivo para a economia brasileira, mostram dados do Banco Central. Isso porque o Índice de Atividade Econômica (IBC-Br), que mede o PIB (Produto Interno Bruto), registrou um recuo de 0,2% em outubro na comparação com o mês anterior.

O resultado representa a segunda queda consecutiva, já que em setembro a redução havia sido da mesma proporção. Além disso, é um revés em relação à expectativa dos analistas, que esperavam um avanço de 0,1% no período.

Na separação por setores, apenas o agronegócio registrou alta, de 3,1%, conforme indica o BC. Já a indústria recuou 0,7%, enquanto os serviços terminaram em queda de 0,2%.

Leia mais: Focus: Mercado corta projeções para a inflação e a Selic de 2026

Já na comparação com um ano antes, o indicador apresentou aceleração de 0,4%, acumulando valorização de 2,5% no acumulado de 12 meses. No terceiro trimestre do ano, o avanço ficou na casa de 0,1%, quase no mesmo padrão do mesmo período do ano anterior, ainda de acordo com o BC.

Esse movimento da atividade econômica é causado sobretudo pela Selic, que operava no seu maior patamar em vários anos. Atualmente, a taxa básica de juros está em 15%, conforme manutenção feita pelo Copom (Comitê de Política Monetária) na última semana.

Na última reunião, os diretores não deram nenhuma indicação de quando vão passar a cortar os juros. Portanto, isso pode continuar pressionando a economia. O objetivo é fazer com que a inflação seja fixada dentro da meta, que é de 3% ao ano, com margem de 1,5% para mais ou menos.