Dona do Burger King, Zamp (ZAMP3) deixa o Novo Mercado da B3

Com a aprovação da medida, o Mubadala ainda conseguiu conquistar dois assentos no Conselho de Administração da Zamp

Author
Publicado em 04/01/2024 às 10:00h - Atualizado 3 meses atrás Publicado em 04/01/2024 às 10:00h Atualizado 3 meses atrás por Marina Barbosa
Burger King (Shutterstock)

Dona das redes de restaurantes Burger King e Popeyes no Brasil, a Zamp (ZAMP3) vai deixar o novo mercado da B3. A medida foi aprovada em assembleia de acionistas realizada na quarta-feira (3) depois de ser proposta pelo fundo árabe Mubadala, que detém 39,57% das ações e agora também ganhou espaço no Conselho de Administração da Zamp. 

🍔 A saída do Novo Mercado foi aprovada por cerca de 61% dos acionistas que compareceram à AGE (Assembleia Geral Extraordinária) realizada na quarta-feira (3). Segundo a Zamp, acionistas que representam 79,9% do capital social com direito a voto da empresa estiveram presentes. Desses, 129,6 milhões votaram a favor da proposta, 83,4 milhões foram contra e 100 se abstiveram.

Leia também: Santander (SANB11) conclui compra da Toro Investimentos

Com esse resultado, o fundo árabe Mubadala poderá tirar a Zamp do Novo Mercado da B3 sem a realização de uma OPA (Oferta Pública de Aquisição) -mecanismo pelo qual o fundo árabe poderia comprar papeis de acionistas minoritários. Além disso, o Mubadala conquistou dois assentos no Conselho de Administração da Zamp.

Renúncias no Conselho de Administração

Pouco depois da aprovação da saída do Novo Mercado com a dispensa da OPA, a Zamp anunciou que o presidente do seu Conselho de Administração, Marcos Grodetzky, renunciou ao cargo. O conselheiro independente Ricardo Schenker Wajnberg também deixou o board.

Com as renúncias, o Conselho de Administração elegeu na quarta-feira (3) dois novos conselheiros: Renan Andrade e Leonardo Armando Yamamoto. Ambos são membros do Mubadala no Brasil. O próximo presidente do board ainda será escolhido.

Saída do Novo Mercado

A saída da Zamp do Novo Mercado foi proposta pelo Mubadala em novembro de 2023. O fundo árabe possuía 30,4% do capital social da companhia à época e depois ampliou essa participação para 39,57%. O fundo diz que a dona do Burger King e do Popeyes tem um alto potencial de crescimento, mas estava limitada às condições impostas pelo Novo Mercado.

💵 "A MC Brazil considera que a participação da Companhia no Novo Mercado da B3 atualmente limita algumas das alternativas disponı́veis para o financiamento e a expansão das suas atividades, impondo entraves que, a nosso ver, superam os potenciais benefı́cios provenientes da listagem naquele segmento especial", afirmou o Mubadala à época.

Segundo o Mubadala, a saída voluntária do Novo Mercado "poderá contribuir de forma determinante para a aceleração do desenvolvimento e da execução das estratégias de crescimento de longo prazo da Zamp". Isto porque colocará à disposição da Zamp as seguintes opções de financiamento:

  • captação de recursos por meio da emissão de ações preferenciais;
  • realização de operações de combinação de negócios com empresas nacionais e estrangeiras que possuam negócios sinérgicos com os da Zamp e que atualmente não integram o Novo Mercado;
  • a eventual migração de sua listagem principal para mercados estrangeiros.

A proposta do fundo árabe, no entanto, não foi aprovada por todos os acionistas e diretores da Zamp. A Mar Asset, detentora de 5,98% do capital votante da Zamp, por exemplo, tentou limitar a proposta. Análise do Conselho de Administração da Zamp também apontou para possíveis impactos negativos da medida na liquidez e na cotação das suas ações. Afinal, o Novo Mercado é o segmento de mais alto padrão de governança da B3