Desmentido no debate, Trump reclama de mediadores

Durante 90 minutos, Trump e Kamala discutiram diversos temas

Author
Publicado em 11/09/2024 às 12:47h - Atualizado 8 dias atrás Publicado em 11/09/2024 às 12:47h Atualizado 8 dias atrás por Wesley Santana
Candidatos discutiram propostas ao vivo (Imagem: Shutterstock)

🗣 Na noite desta terça-feira (10), pela primeira vez, Donald Trump e Kamala Harris se enfrentaram no debate presidencial para as eleições dos Estados Unidos. Os dois postulantes discutiram diversos assuntos, de aborto a política externa, apoiados em fatos e dados controversos.

Durante o debate, Trump foi desmentido algumas vezes pelos mediadores, depois de citar dados falsos ou infundados. Aconteceu, por exemplo, quando ele disse que imigrantes vindos do Haiti, hoje moradores de Ohio, estariam comendo cães e gatos para sobreviver.

A produção da ABC News entrou em contato com a prefeitura local para questionar sobre o assunto. Na ausência de provas sobre isso, os apresentadores disseram ao vivo que não se tratava de uma verdade.

Na manhã desta quarta (11), Trump reagiu ao tratamento dado pela rede de TV e disse que o debate foi manipulado.

“Foi manipulado, como eu presumi que seria. (…) Quando você olhava para o fato de que eles estavam corrigindo tudo e não corrigindo ela [Kamala]. Foi um três contra um. Tudo bem, eu tive chances piores antes, mas nunca tão óbvias”, disse, em referências aos jornalistas David Muir e Linsey Davis.

📺 Leia mais: Como foi o 1º debate entre Kamala e Trump?

Primeiro embate

O debate entre Trump e Harris foi organizado pela rede de TV ABC News e durou cerca de 90 minutos. O ponto de partida foi um aperto de mão sugerido pela candidata, que logo foi atendido pelo rival, rompendo um hiato de oito anos sem saudações iniciais.

A atual vice-presidente teve uma estratégia muito clara que era a de deixar seu opositor sempre na defensiva. Assim, ela fez diversos ataques ao ex-presidente, inclusive sobre suas promessas para um novo governo.

Por outro lado, Trump foi na linha de ataque ao atual presidente Biden, que deixou a sua candidatura em favor de Harris. “Ela é o Biden”, disse ele, complementando que os Estados Unidos estariam vivendo sua pior inflação da história.

A grande atenção da noite estava na forma como Kamala se apresentaria ao público, considerando que Trump já havia participado de um debate anteriormente contra Joe. Durante os primeiros minutos, Harris tentou dizer mais de si aos espectadores, contando sobre sua criação, trajetória profissional e sua chegada na política.

"O que eu ofereço é uma nova geração de liderança para o nosso país, alguém que acredita no que é possível, alguém que traz um senso de otimismo sobre o que podemos fazer, em vez de sempre depreciar o povo americano", disse ela.

Trump tentou associar a imagem dela ao socialismo, na tentativa de minar a candidatura: é uma liberal radical de esquerda”, pontuou ele. Esse foi o ponto de partida para fazer questionamentos que pudessem afetar a imagem junto aos eleitores, como a questão do aborto.

Os dois candidatos voltaram a se encontrar horas depois do debate, desta vez na cerimônia em homenagem aos ataques de 11 de setembro de 2001. O evento aconteceu em Manhattan, onde os políticos reproduziram o mesmo aperto de mão que iniciou o embate da ABC News.