Quais tipos de renda fixa ganham e perdem com a eleição de Trump?
Renda fixa em dólar pode ganhar mais fôlego com juros futuros em alta. Aqui no Brasil, a preferência é por títulos pós-fixados
🗳️ O apagão de energia elétrica na cidade de São Paulo tomou conta do Debate Band que aconteceu na noite desta segunda-feira (14), marcado por trocas de acusações de responsabilidade entre os candidatos Guilherme Boulos (PSOL) e Ricardo Nunes (MDB) que disputam o 2º turno à prefeitura paulistana.
Ambos os candidatos foram questionados sobre como resolver a questão dos problemas de energia no município, que chegou a deixar 1,45 milhão de clientes da distribuidora Enel sem luz no pico do apagão, o que corresponde a 18% do total de atendidos pela rede elétrica da capital.
O tema é central neste momento da corrida eleitoral já que a cidade foi atingida por um forte temporal no início da noite da última sexta-feira (11), com a incidência de ventos de 107 quilômetros por hora, que derrubaram diversas árvores e postes de energia.
➡️ Leia mais: Enel tem três dias para restabelecer energia em SP, diz ministro
Em dado momento do confronto, o deputado federal Boulos chegou a citar que a capital paulista teve mais pessoas afetadas pela falta de energia elétrica do que os americanos na Flórida durante a passagem do furacão Milton.
Por outro lado, o candidato Nunes que tenta a reeleição, confrontou Boulos várias vezes sobre o porquê de o parlamentar eleito por São Paulo não ter procurado alterar a lei de concessões, permitindo que os próprios municípios tenham o poder de trocar empresas que fornecem serviços essenciais em detrimento do governo federal.
🕯️ Enquanto Nunes defendia a retirada da empresa italiana Enel como a distribuidora de energia elétrica em São Paulo, Boulos procurou isentar a responsabilidade do presidente da república Luiz Inácio Lula da Silva (PT) envolvendo as concessões de empresas, que pela lei são de autoridade federal mediante regulação da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica).
O ataque à Enel foi um ponto focal nas falas de Nunes, que afirmou que já acionou o Tribunal de Contas da União (TCU) e a Aneel para pedir o fim da concessão da distribuidora, mas que não teve apoio do governo federal.
Por sua vez, Boulos concentrou esforços em vincular o atraso na poda das árvores na cidade de São Paulo à atual gestão de Nunes, já que inúmeras árvores em diversos bairros da cidade caíram sobre a rede elétrica.
Renda fixa em dólar pode ganhar mais fôlego com juros futuros em alta. Aqui no Brasil, a preferência é por títulos pós-fixados
Juros compostos caem e preços dos títulos saltam na marcação a mercado aqui no Brasil, com ligeira vantagem de Kamala Harris contra Donald Trump