Confiança do consumidor volta a cair em novembro, diz FGV/Ibre

Apesar de queda, índice está em um patamar superior ao registrado no mesmo mês de 2022

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Publicado em 24/11/2023 às 16:06h - Atualizado 1 mês atrás Publicado em 24/11/2023 às 16:06h Atualizado 1 mês atrás por Marina Barbosa
Confiança do consumidor caiu em novembro (Shutterstock)

É verdade que o consumidor brasileiro chegou a esta Black Friday mais confiante que no ano passado, mas a disposição de consumir já esteve maior. Segundo o FGV/Ibre (Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas), a confiança do consumidor caiu em novembro pelo segundo mês consecutivo. 

O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) marcou 93 pontos em novembro, uma queda de 0,2 ponto em relação a outubro, quando já havia despencado 3,8 pontos. O recuo de outubro interrompeu uma sequência de seis meses positivos de crescimento, que levou o índice aos 97 pontos em setembro. 

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Segundo a economista do FGV/Ibre, Anna Carolina Gouveia, a queda foi puxada de novembro sobretudo pelas famílias de baixa renda. Ela disse ainda que isso pode estar relacionado “a uma maior dificuldade financeira dessas famílias, perspectivas mais pessimistas em relação ao emprego, com forte impacto na situação financeira futura e na sua capacidade de comprar bens duráveis”.

Em novembro de 2022, no entanto, o Índice de Confiança do Consumidor estava em um nível bem menor, aos 85,3 pontos. Além disso, o ímpeto de compras de bens duráveis foi na contramão dos outros itens do índice e subiu 3 pontos no mês, para 97,7 pontos. Esses dados podem, então, ajudar a impulsionar as compras desta Black Friday.

Com a alta do ímpeto de compras de bens duráveis, o Índice de Confiança do Consumidor caiu em novembro, na comparação com outubro, por causa da piora das avaliações dos consumidores sobre a situação atual de suas finanças e das perspectivas para os próximos meses. Com o recuo, o índice está no menor nível desde junho deste ano (92,3 pontos).