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De acordo com dados divulgados pela FGV (Fundação Getulio Vargas) nesta segunda-feira (25), a confiança do consumidor brasileiro atingiu seu maior nível em mais de uma década no mês de novembro, impulsionada por uma melhora nas expectativas futuras.
📊 A confiança do consumidor brasileiro apresentou uma melhora em novembro, segundo dados da GFV. O ICC (Índice de Confiança do Consumidor) subiu 2,6 pontos, atingindo 95,6 pontos, o maior valor desde abril de 2014.
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“A alta da confiança de novembro reposiciona o indicador na trajetória ascendente iniciada em junho deste ano, a qual foi interrompida no mês anterior. Ela é motivada, principalmente, pela melhora das expectativas para os próximos meses e disseminada entre as faixas de renda”, explicou Anna Carolina Gouveia, economista do FGV Ibre.
📋 O IE (Índice de Expectativas) da FGV apresentou um crescimento de 3,7 pontos em novembro, atingindo 103,4 pontos, o maior valor desde setembro de 2023. Paralelamente, o ISA (Índice de Situação Atual) registrou um avanço de 0,6 ponto, alcançando 84,3 pontos, seu maior nível desde dezembro de 2014.
De acordo com Gouveia, a principal contribuição para o aumento do índice em novembro foi a intensificação da intenção de compra de bens duráveis pelos consumidores. Além disso, a melhora na percepção da situação financeira presente e futura também influenciou positivamente o resultado.
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