Renda fixa isenta de IR está entre as captações favoritas das empresas em 2024
Emissão de debêntures e mercado secundário de renda fixa batem recordes entre janeiro e setembro, diz Anbima
O prazo para a entrega da declaração do IR (Imposto de Renda) de 2024 se aproxima, com vencimento em 31 de maio. Mas além de cumprir com suas obrigações fiscais, neste ano é possível destinar parte do IR para ajudar as vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul.
💲 Por lei, as doações podem ser destinadas a fundos da Criança e do Adolescente, da Pessoa Idosa, além de projetos sociais, ambientais, culturais e esportivos, respeitando um limite total de dedução de até 6% do imposto devido.
Leia também: Passagens aéreas para o RS poderão ser remarcadas ou reembolsadas sem custo
Ao preencher a declaração, é possível escolher o estado e a cidade onde os fundos atuam. Já quem já entregou a declaração pode fazer uma retificação para incluir as doações. Se o contribuinte desejar doar um percentual maior, o valor adicional não poderá ser deduzido do imposto a pagar.
💰 No entanto, a opção de doar para projetos sociais está disponível apenas para quem utiliza a declaração completa, não sendo possível para quem opta pela versão simplificada. Vale citar que o valor das doações é deduzido diretamente do imposto a ser pago ou, posteriormente, restituído a quem tiver valor a receber.
Para realizar uma doação, basta acessar a plataforma de declaração do IRPF e selecionar a seção “Pagamentos”. Nesse local, você pode selecionar os fundos ou projetos que deseja apoiar. Confira:
💵 Após enviar a declaração, imprima o Documento de Arrecadação de Recursos Fiscais e efetue o pagamento até o dia 31 de maio. Caso você tenha imposto a pagar, será necessário imprimir um ou mais DARFs adicionais.
Emissão de debêntures e mercado secundário de renda fixa batem recordes entre janeiro e setembro, diz Anbima
Setor que reúne as empresas brasileiras mais baratas da Bolsa está em liquidação de 34%; confira