China pede aos EUA que removam todas as tarifas recíprocas

Dias antes do pedido, Trump anunciou a isenção de produtos eletrônicos das tarifas.

Author
Publicado em 14/04/2025 às 07:30h - Atualizado 21 horas atrás Publicado em 14/04/2025 às 07:30h Atualizado 21 horas atrás por Elanny Vlaxio
O pedido foi feito no último domingo (13) (Imagem: Shutterstock)

💲 No último domingo (13), a China pediu que os Estados Unidos "eliminem completamente" suas tarifas recíprocas. "Instamos os Estados Unidos (...) a tomarem medidas importantes para corrigir seus erros, eliminar completamente a prática errônea de tarifas recíprocas e voltar ao caminho certo do respeito mútuo", disse o porta-voz do ministério no texto.

O pedido foi feito dias depois do presidente norte-americano Donald Trump (Partido Republicano) anunciar a isenção de celulares, computadores e outros produtos eletrônicos das tarifas. No entanto, a maioria dos produtos chineses ainda passa por uma tarifa geral de 145% para entrar nos Estados Unidos.

Leia também: Trump avalia tarifas específicas para smartphones, chips e eletrônicos

💰 A decisão de Trump veio no mesmo dia em que a Casa Branca se disse "otimista" com a possibilidade de firmar um acordo comercial com a China. “O presidente deixou bem claro que está aberto a um acordo com a China”, disse Karoline Leavitt, secretária de imprensa da Casa Branca em coletiva de imprensa. “Se a China continuar retaliando, isso não será bom para ela”, acrescentou.

Trump também chegou a elogiar o presidente chinês Xi Jinping e o chamou de "amigo". "Ele é meu amigo, o presidente. Eu gosto dele, eu o respeito, (...) é um cara inteligente que ama seu país, isso é um fato, eu o conheço muito bem", disse Trump a jornalistas no Salão Oval da Casa Branca. "Eu acho que ele vai querer chegar a um acordo, acho que isso acontecerá", acrescentou.