FIIs ressuscitam ganhos, enquanto Bitcoin (BTC) é abatido em fevereiro; veja ranking
Saiba quais classes de investimentos são destaques positivos no mês e quais deram dor de cabeça aos investidores
💰 Na madrugada desta terça-feira (4), a China anunciou tarifas retaliatórias sobre determinados produtos americanos, logo após a implementação da mais recente série de impostos do presidente dos EUA, Donald Trump (Partido Republicano), sobre as importações chinesas.
“Tarifas de 15% serão impostas sobre frango, trigo, milho e algodão”, informou uma declaração da Comissão Tarifária do Conselho de Estado da China. O país também impôs restrições de exportação e investimento a vinte e cinco empresas dos EUA.
A taxa adicional de 10% que Trump ameaçou aplicar à China na semana passada entrou em vigor na madrugada desta terça-feira, resultando em uma tarifa total de 20% como resposta àquilo que a Casa Branca considera falta de ação da China em relação ao fluxo de drogas.
Leia também: Trump anuncia tarifas à importação de produtos agrícolas
💲 “Embora o presidente Trump tenha dado ao Canadá e ao México ampla oportunidade de conter a perigosa atividade de cartéis e a entrada de drogas letais no nosso país, eles falharam em lidar adequadamente com a situação”, disse uma declaração divulgada pela Casa Branca pouco antes das tarifas entrarem em vigor.
Já o Ministério do Comércio da China disse em uma declaração separada que: “As medidas de tarifas unilaterais dos EUA violam seriamente as regras da Organização Mundial do Comércio e minam a base para a cooperação econômica e comercial entre a China e os EUA”.
Vale lembrar que na última quarta-feira (26) o presidente também disse que pretende impor uma tarifa geral de 25% sobre produtos importados da UE (União Europeia). Ele criticou a política comercial da UE e disse também que os europeus dificultam a entrada de produtos norte-americanos.
💬 “Eles realmente tiraram vantagem de nós de várias maneiras. Eles não aceitam nossos carros, basicamente não aceitam nossos produtos agrícolas. Usam todo tipo de justificativa para barrá-los, enquanto nós aceitamos tudo o que vem deles”, disse Trump.
Ele ainda afirmou que, caso os europeus adotem medidas de retaliação, não será uma ação “bem-sucedida”. “Somos o pote de ouro, somos o mercado que todo mundo quer. Eles podem tentar retaliar, mas nunca será uma retaliação bem-sucedida, porque, se for preciso, simplesmente paramos de comprar. E, se isso acontecer, nós vencemos”, declarou.
A UE, no entanto, já disse em comunicado que "reagirá de forma firme e imediata contra barreiras injustificadas ao comércio livre e justo, incluindo quando tarifas são usadas para desafiar políticas legais e não discriminatórias”.
Saiba quais classes de investimentos são destaques positivos no mês e quais deram dor de cabeça aos investidores
Fundo Verde, liderado por Luis Stuhlberger, já acumula valorização superior a 26.000% desde 1997 e revela estratégia de investimentos em meio à guerra comercial