China alerta para comércio global "complexo e grave" em 2024

Para o ministro do Comércio da China, Wang Wentao, existem riscos crescentes ao comércio internacional; confira

Author
Publicado em 26/01/2024 às 13:33h - Atualizado 1 mês atrás Publicado em 26/01/2024 às 13:33h Atualizado 1 mês atrás por Juliano Passaro
(Shutterstock)

🇨🇳 O ministro do Comércio da China, Wang Wentao, fez um alerta sobre os riscos crescentes ao comércio global neste ano. A declaração foi feita nesta sexta-feira (26). As informações são do jornal "Financial Times".

👮 Para Wentao, as tensões no Mar Vermelho, o aumento do protecionismo e a queda da demanda estão levando o comércio global para um ambiente "complexo e grave" em 2024.

As exportações da China tiveram queda em 2023, pela primeira vez desde 2016. Por isso, o país busca fortalecer seu comércio internacional - que também foi afetado no ano passado pela queda nas importações.

Falta de segurança no Mar Vermelho afeta comércio global

Recentemente, a China pediu mais segurança no Mar Vermelho, devido aos ataques de rebeldes houthis, do Iêmen. O grupo estava atacando toda embarcação ligada a Israel ou EUA, que passava perto do Estreito de Bab al-Mandab.

Veja também: Com dívida de R$ 20 bi, Gol (GOLL4) entra com pedido de recuperação judicial nos EUA

Os ataques contra navios comerciais seriam uma resposta a ofensiva de Israel na Faixa de Gaza.

Na semana passada, o porta-voz do Ministério do Comércio, He Yadong, pediu por "segurança de navegação".

“Observando que o Mar Vermelho é uma rota importante para o comércio internacional, pedimos às partes relevantes para garantirem a segurança da navegação e salvaguardar os fluxos regulares das cadeias industriais e de abastecimento”, disse He Yadong.